Pular para o conteúdo principal

Resenha | Star Wars e a Filosofia

Livro  Star Wars e a Filosofia
Autor (a)  Jason Eberl, Kevin S. Decker
Editora Universo dos Livros
Selo Universo Geek
Páginas 448
Ano 2015
Classificação 3,5/5
(COMPRE EM OFERTA)
(CONTEÚDOS ESPECIAIS)

Atenção: Você deve esquecer tudo o que aprendeu até agora. Abra sua mente para uma nova galáxia. E que a força esteja com você. Star Wars e a Filosofia é um livro escrito por algumas das mentes mais brilhantes da galáxia, explorando o lado mais profundo de Star Wars e de seu universo expandido. Há um novo olhar sobre temas familiares, como a natureza da Força — é preciso existir um lado negro? — e uma reflexão acerca da representação das mulheres. Examinamos a importância filosófica por trás do impacto de Star Wars no mundo real como um artefato importante da cultura pop, o legado de Joseph Campbell sobre o alicerce mítico da saga, e oferecemos uma estrutura para a compreensão de todo o universo de Star Wars. Com o livro que você tem em mãos, o círculo está agora completo, e aqueles que um dia já foram alunos podem iniciar o caminho para se tornarem mestres jedis.
●●●

Star Wars sempre inspirou questionamentos. Buscamos meios de entender a emoção que a saga proporciona até hoje, pois vejamos bem, são praticamente 39 anos de Mestres Jedi, Lordes Sith e rebeldes.

Kevin S. Decker, juntamente com Jason T. Eberl apresentam uma apreciação crítica da saga com uma visão filosófica a fim de responder alguns questionamentos mais comuns entre os fãs da saga, como se Han realmente atirou primeiro. Star Wars e a Filosofia é uma edição mais completa e mais atual, publicada pela editora Universo dos Livros, e nela podemos entender principalmente o sucesso da saga e outros pontos interessantes.

Decker e Eberl, com a ajuda de um conjunto de colaboradores, apresentam um livro que aborda questões presentes em todos os episódios da saga Star Wars. Desde as análises referentes aos personagens até as relacionadas a Força, entendemos esses pontos em uma visão filosófica. Questões sobre Anakin ter escolhido seguir pelo lado negro da Força, se tornando Darth Vader, e os seus possíveis motivos são apresentados, assim como o código moral dos personagens, principalmente o dos Jedi. O papel feminino em Star Wars também é um ponto trabalhado e nele entendemos se houve uma representação adequada com o papel da mulher como modelo feminino. Outros pontos como “Rebeldes são terroristas?”, reflexões sobre temas como ética, sabedoria, liberdade ou até mesmo se “Chewie consegue falar?” são abordados e comparados a ideias de grandes filósofos, como Platão e Aristóteles.

Infelizmente um ponto negativo é que a leitura fica monótona e cansativa em certos pontos, mas nada que tire a importância do livro para compreender o impacto de Star Wars na cultura pop. Fica aqui a nossa indicação para você que é fã como eu!
E sim, Han atirou primeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptações que podem ser indicadas ao Oscar 2018

Dia 23 está chegando e com ele as indicações para o evento mais importante do meio cinematográfico, o Oscar! Nesta postagem, vamos compartilhar algumas adaptações que podem ser indicadas neste ano pela academia! Façam suas apostas!

Hoje é dia de Seinfeld

Depois de muito tempo sem fazer um " Hoje é dia de ", finalmente venho compartilhar com vocês uma sitcom simplesmente MARAVILHOSA! Estou falando de Seinfeld , uma série sobre "nada"! Seinfeld foi exibida por nove temporadas, entre 1989 e 1998. Foi criada por Larry David e Jerry Seinfeld , este último estrelando o programa como uma versão fictícia de si mesmo. A trama gira em torno de um grupo de amigos e parentes de Jerry , entre eles George Costanza , Elaine Benes e Cosmo Kramer , e um ponto legal disso é que os personagens principais e muitos dos secundários foram baseados em conhecidos de Jerry e Larry na vida real!

Resenha | O Menino que desenhava monstros

Livro   O Menino que desenhava monstros Autor (a)  Keith Donohue Editora  DarkSide® Books Páginas  256 Ano  2016 Classificação  5/5 💀 ( COMPRE EM OFERTA ) ( CONTEÚDOS ESPECIAIS ) Jack Peter é um garoto de 10 anos com síndrome de Asperger que quase se afogou no mar três anos antes. Desde então, ele só sai de casa para ir ao médico. Jack está convencido de que há de monstros embaixo de sua cama e à espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mãe sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Ela, por sua vez, sente cada vez mais medo do filho e tenta buscar ajuda, mas o marido acha que é só uma fase e que isso tudo vai passar. Não demora muito até que o pai de Jack também comece a ver coisas estranhas. Uma aparição que surge onde quer que ele olhe. Sua esposa passa a ouvir sons que vêm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Enquanto as pessoas ao redor de Jack são assom...