Pular para o conteúdo principal

Resenha | Star Wars e a Filosofia

Livro  Star Wars e a Filosofia
Autor (a)  Jason Eberl, Kevin S. Decker
Editora Universo dos Livros
Selo Universo Geek
Páginas 448
Ano 2015
Classificação 3,5/5
(COMPRE EM OFERTA)
(CONTEÚDOS ESPECIAIS)

Atenção: Você deve esquecer tudo o que aprendeu até agora. Abra sua mente para uma nova galáxia. E que a força esteja com você. Star Wars e a Filosofia é um livro escrito por algumas das mentes mais brilhantes da galáxia, explorando o lado mais profundo de Star Wars e de seu universo expandido. Há um novo olhar sobre temas familiares, como a natureza da Força — é preciso existir um lado negro? — e uma reflexão acerca da representação das mulheres. Examinamos a importância filosófica por trás do impacto de Star Wars no mundo real como um artefato importante da cultura pop, o legado de Joseph Campbell sobre o alicerce mítico da saga, e oferecemos uma estrutura para a compreensão de todo o universo de Star Wars. Com o livro que você tem em mãos, o círculo está agora completo, e aqueles que um dia já foram alunos podem iniciar o caminho para se tornarem mestres jedis.
●●●

Star Wars sempre inspirou questionamentos. Buscamos meios de entender a emoção que a saga proporciona até hoje, pois vejamos bem, são praticamente 39 anos de Mestres Jedi, Lordes Sith e rebeldes.

Kevin S. Decker, juntamente com Jason T. Eberl apresentam uma apreciação crítica da saga com uma visão filosófica a fim de responder alguns questionamentos mais comuns entre os fãs da saga, como se Han realmente atirou primeiro. Star Wars e a Filosofia é uma edição mais completa e mais atual, publicada pela editora Universo dos Livros, e nela podemos entender principalmente o sucesso da saga e outros pontos interessantes.

Decker e Eberl, com a ajuda de um conjunto de colaboradores, apresentam um livro que aborda questões presentes em todos os episódios da saga Star Wars. Desde as análises referentes aos personagens até as relacionadas a Força, entendemos esses pontos em uma visão filosófica. Questões sobre Anakin ter escolhido seguir pelo lado negro da Força, se tornando Darth Vader, e os seus possíveis motivos são apresentados, assim como o código moral dos personagens, principalmente o dos Jedi. O papel feminino em Star Wars também é um ponto trabalhado e nele entendemos se houve uma representação adequada com o papel da mulher como modelo feminino. Outros pontos como “Rebeldes são terroristas?”, reflexões sobre temas como ética, sabedoria, liberdade ou até mesmo se “Chewie consegue falar?” são abordados e comparados a ideias de grandes filósofos, como Platão e Aristóteles.

Infelizmente um ponto negativo é que a leitura fica monótona e cansativa em certos pontos, mas nada que tire a importância do livro para compreender o impacto de Star Wars na cultura pop. Fica aqui a nossa indicação para você que é fã como eu!
E sim, Han atirou primeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Manual de persuasão do FBI

Título Manual de persuasão do FBI Autor (a)  Jack Shafer; Marvin Karlins Editora Universo dos Livros  ( Livro cedido pela editora ) Páginas 256 Ano 2015 Classificação 4/5           Como um agente especial para o Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança Nacional do FBI, Dr. Jack Schafer desenvolveu estratégias dinâmicas e inovadoras para entrevistar terroristas e detectar mentiras. Agora, Dr. Schafer evoluiu suas táticas e nos ensina como aplicá-las no cotidiano para obter sucesso nas relações interpessoais. Você quer pensar e reagir como os investigadores de TV do Criminal Minds, CSI ou Lie to Me? Quer influenciar pessoas recém-conhecidas e planejar a imagem pessoal que transmitirá no dia a dia? Quer entender através da linguagem corporal o que passa pela cabeça das pessoas ao seu redor? Quer descobrir se alguém está mentindo? Caso tenha respondido sim para alguma dessas perguntas, este é o livro perf...

Resenha | A cidade dos espelhos

Título  A cidade dos espelhos Série  A passagem Autor (a)  Justin Cronin Editora  Arqueiro  ( Livro cedido pela editora ) Páginas  668 Ano   2017 Classificação  5/5 💛           Num futuro em que todas as regras foram mudadas, é hora de cada um encontrar o próprio destino. Ano 100 D.V.: após a destruição dos Doze e de seus Muitos, nenhum viral foi visto nos últimos três anos. As fortalezas que protegiam os últimos humanos dos infectados começam a parecer desnecessárias. Na República do Texas, as vigílias constantes já não encontram inimigos e o controle de natalidade se mostra um contrassenso quando há todo um continente vazio à espera de ser repovoado. Com novas demandas do povo surgindo a cada dia, o presidente Peter Jaxon decide levar adiante a ideia de abrir os portões da cidade fortificada e dar início à reconstrução do que um dia foi um país de milhões de habitantes. Mas a ...

5 livros que serão adaptados em 2017

2017 chegou e com ele inúmeras adaptações que veremos nas telinhas dos cinemas e de nossas casas também! Várias promessas que nos deixam completamente na ansiedade por conferir as histórias saindo das páginas e ganhando novos meios! Se prepare, pois esse ano promete grandes sucessos! Confira cinco das váááárias adaptações que chegarão nesse ano!  DESVENTURAS EM SÉRIE A série de Lemony Snicket ganhou uma nova adaptação nesse ano pela Netflix ! A série, sobre os irmãos Baudelaire , conta com Neil Patrick Harris , que dá vida ao personagem conde Olaf . Cada livro da série foi dividido em dois episódios, que já estão disponíveis no serviço de streaming. SINOPSE LIVRO: Lemony Snicket relata com seu estilo irônico incomparável a jornada dos irmãos Baudelaire, que tentam desvendar os mistérios da morte de seus pais ao mesmo tempo em que buscam um lugar que possam chamar de lar. O autor subverte os padrões bem-comportados da literatura infanto-juvenil para comp...