Pular para o conteúdo principal

Resenha | Star Wars e a Filosofia

Livro  Star Wars e a Filosofia
Autor (a)  Jason Eberl, Kevin S. Decker
Editora Universo dos Livros
Selo Universo Geek
Páginas 448
Ano 2015
Classificação 3,5/5
(COMPRE EM OFERTA)
(CONTEÚDOS ESPECIAIS)

Atenção: Você deve esquecer tudo o que aprendeu até agora. Abra sua mente para uma nova galáxia. E que a força esteja com você. Star Wars e a Filosofia é um livro escrito por algumas das mentes mais brilhantes da galáxia, explorando o lado mais profundo de Star Wars e de seu universo expandido. Há um novo olhar sobre temas familiares, como a natureza da Força — é preciso existir um lado negro? — e uma reflexão acerca da representação das mulheres. Examinamos a importância filosófica por trás do impacto de Star Wars no mundo real como um artefato importante da cultura pop, o legado de Joseph Campbell sobre o alicerce mítico da saga, e oferecemos uma estrutura para a compreensão de todo o universo de Star Wars. Com o livro que você tem em mãos, o círculo está agora completo, e aqueles que um dia já foram alunos podem iniciar o caminho para se tornarem mestres jedis.
●●●

Star Wars sempre inspirou questionamentos. Buscamos meios de entender a emoção que a saga proporciona até hoje, pois vejamos bem, são praticamente 39 anos de Mestres Jedi, Lordes Sith e rebeldes.

Kevin S. Decker, juntamente com Jason T. Eberl apresentam uma apreciação crítica da saga com uma visão filosófica a fim de responder alguns questionamentos mais comuns entre os fãs da saga, como se Han realmente atirou primeiro. Star Wars e a Filosofia é uma edição mais completa e mais atual, publicada pela editora Universo dos Livros, e nela podemos entender principalmente o sucesso da saga e outros pontos interessantes.

Decker e Eberl, com a ajuda de um conjunto de colaboradores, apresentam um livro que aborda questões presentes em todos os episódios da saga Star Wars. Desde as análises referentes aos personagens até as relacionadas a Força, entendemos esses pontos em uma visão filosófica. Questões sobre Anakin ter escolhido seguir pelo lado negro da Força, se tornando Darth Vader, e os seus possíveis motivos são apresentados, assim como o código moral dos personagens, principalmente o dos Jedi. O papel feminino em Star Wars também é um ponto trabalhado e nele entendemos se houve uma representação adequada com o papel da mulher como modelo feminino. Outros pontos como “Rebeldes são terroristas?”, reflexões sobre temas como ética, sabedoria, liberdade ou até mesmo se “Chewie consegue falar?” são abordados e comparados a ideias de grandes filósofos, como Platão e Aristóteles.

Infelizmente um ponto negativo é que a leitura fica monótona e cansativa em certos pontos, mas nada que tire a importância do livro para compreender o impacto de Star Wars na cultura pop. Fica aqui a nossa indicação para você que é fã como eu!
E sim, Han atirou primeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Manual de persuasão do FBI

Título Manual de persuasão do FBI Autor (a)  Jack Shafer; Marvin Karlins Editora Universo dos Livros  ( Livro cedido pela editora ) Páginas 256 Ano 2015 Classificação 4/5           Como um agente especial para o Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança Nacional do FBI, Dr. Jack Schafer desenvolveu estratégias dinâmicas e inovadoras para entrevistar terroristas e detectar mentiras. Agora, Dr. Schafer evoluiu suas táticas e nos ensina como aplicá-las no cotidiano para obter sucesso nas relações interpessoais. Você quer pensar e reagir como os investigadores de TV do Criminal Minds, CSI ou Lie to Me? Quer influenciar pessoas recém-conhecidas e planejar a imagem pessoal que transmitirá no dia a dia? Quer entender através da linguagem corporal o que passa pela cabeça das pessoas ao seu redor? Quer descobrir se alguém está mentindo? Caso tenha respondido sim para alguma dessas perguntas, este é o livro perf...

Resenha | A travessia dos condenados

No conto "A Travessia dos condenados" acompanhamos o jovem Zackary Voguel em sua jornada como interno do manicômio St. Germain. Através dos relatos sombrios de Voguel somos jogados em teias conspiratórias de um antigo ritual secreto ocultado pelas galerias subterrâneas do lugar amaldiçoado. A partir da descoberta e do seu contato com uma figura fantasmagórica, o narrador nos leva aos verdadeiros fatos que as paredes nefastas do lugar escondem. Com elementos do horror clássico num conto rápido e envolvente que mescla desde oníricas viagens tenebrosas ao terror psicológico de uma realidade macabra. É inevitável não sentir arrepios à medida que percorremos os corredores penumbrosos e malditos das galerias subterrâneas de St. Germain, lugar amaldiçoado e abrigo de criaturas dos submundo. Prepare-se para uma viagem sem volta. A travessia para o inferno vai começar. TÍTULO | A travessia dos condenados AUTOR | Fernanda Vieira ESPECIFICAÇÕES | 17 páginas, e-book ...

5 livros para quem gosta de fantasia

Se você, assim como eu, ama um bom livro de fantasia e está em dúvida de qual será o próximo da lista para ler, nós te ajudamos com um TOP 5 maravilhoso ! Separamos aqui, cinco obras lindas e incríveis que todo amante do gênero tem que conhecer, confira as resenhas e já corre lá para comprar e garantir o seu também! <3 O feiticeiro de Terramar Editora Arqueiro ( COMPRE ) Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda. Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários. Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. ...