Pular para o conteúdo principal

Resenha | O Feiticeiro de Terramar

Título O Feiticeiro de Terramar
Autor (a) Ursula K. Le Guin
Editora Arqueiro
Páginas 176
Ano 2016
Classificação 5/5
(COMPRE EM OFERTA)
(CONTEÚDO ESPECIAL)

Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda.

Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.

Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.
●●●

Se me pedissem para descrever "O Feiticeiro de Terramar", eu não conseguiria encontrar palavras que conseguissem fazer jus a qualidade denotada nessa história, tal como a insigne criatividade de Ursula K. Le Guin. Porém, como aficionada pela fantasia, tenho o dever e a satisfação de compartilhar essa obra excepcional com todo fã do gênero.

Se você espera a tradicional fantasia, saiba que além dela, Ursula apresenta um conteúdo totalmente original e reflexivo. Temos elementos que habitualmente encontramos na maioria das obras, como magos, castelos, escolas de magia e claro, dragões, mas também argumentos que dispõem a história em um nível muito além dessas particularidades e um exemplo disso é o estilo da escrita, definida particularmente de maneira lírica, harmoniosa e pitoresca, e isso é um dos inúmeros fatores que evidenciam Le Guin como a distinta autora que é!


Há quem diga que o maior mago de todos os tempos "fede" (referência mode on), porém com a leitura de "O Feiticeiro de Terramar" notamos algo contrário a essa alegação.  Conhecer e acompanhar todo o desenvolvimento de um personagem é, na maioria das vezes, algo muito conveniente e nesse meio incluímos Ged, nosso vulgo Gavião e maior mago de todos os tempos.


Na história de Le Guin, acompanhamos o personagem desde a sua infância, quando ainda era conhecido por Duny, até a sua formação como mago. E é durante sua formação que ele, ainda um garoto impulsivo e presunçoso, inconscientemente libera sobre si próprio, um mal que o perseguirá até o fim dos seus dias. A partir daí, acompanhamos todo o desenvolvimento e amadurecimento que Ged sofre durante o caminho que deverá percorrer em sua batalha contra esse mal que tanto o atordoa.

Le Guin apresenta uma história, muito além de uma simples batalha do bem contra o mal. Seu conteúdo difere e acrescenta, quando de maneira reflexiva, consegue abordar tópicos significativos, como a inveja, a ambição e as consequências que esses e outros fatores são capazes de fazer a uma pessoa.


Além de apresentar uma história incrível, Le Guin nos prende com sua escrita esplêndida e singular, nos fazendo viajar por horas pelas terras e mares de Terramar, embarcando em aventuras e perigos fascinantes. "O Feiticeiro de Terramar", primeiro livro da série, me surpreendeu de tal forma que me senti desconsolada com o fim da leitura, mas feliz por ter tido a oportunidade e satisfação de conhecer tal obra!

Comentários

  1. esse livro esta na minha lista desse ano , vi varias vezes o povo comentar dele e me deu curiosidade adorei a resenha .

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Que demais, eu não conhecia o livro mas eu amei conhecer a história, a resenha ficou muito boa e as fotos são lindíssimas! A história e a capa me ganharam muito! ♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su! Leia esse livro, você não vai se arrepender! Conselho de amiga! Obrigada flor! <3

      Excluir
  3. Oi Carine.

    O livro parece ser incrível, já me conquistou pela capa e sua resenha conseguiu deixar minha curiosidade alta para conhecer a história completa. Espero me surpreender com o enredo também. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia! Poxa obrigada! Espero que você goste também da história, assim como eu! <3

      Excluir
  4. Oiee ^^
    Fantasia não é bem o meu forte, mas, apesar de não gostar muito de histórias com dragões, magos e etc, esse é um livro que eu tenho MUITA curiosidade de ler, pois sempre vejo alguém falando super bem da história. Fico feliz em saber que a autora conseguiu te surpreender com o livro, e que trouxe uma história tão incrível.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dryh, então com certeza, seu gosto vai mudar depois desse livro! Te aconselho a dar uma chance! Você não vai se arrepender! <3

      Excluir
  5. Olá, Carine.
    Eu já conhecia o livro e vi vários comentários positivos a respeito dele.
    Pela sua resenha deu para ver que o livro realmente lhe agradou, me deixou bastante curiosa a respeito da história e narrativa da autora.
    Anotei a dica, espero ter a oportunidade de lê-lo!

    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?
      Que bom que sua curiosidade aumentou! Espero que leia a obra e se encante também pela escrita de Ursula K. Le Guin! <3

      Excluir
  6. Olá!
    Eu não sabia que a história era tão boa assim. Confesso que não é o meu estilo literário favorito, mas depois de ler a sua resenha fiquei intrigada. Acho que vou dar uma chance a ele.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su, tudo bem?
      Leia sim, tenho certeza que vai amar e pegar o gosto pelo gênero! <3
      Obrigada flor!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptações que podem ser indicadas ao Oscar 2018

Dia 23 está chegando e com ele as indicações para o evento mais importante do meio cinematográfico, o Oscar! Nesta postagem, vamos compartilhar algumas adaptações que podem ser indicadas neste ano pela academia! Façam suas apostas!

Resenha | O Menino que desenhava monstros

Livro   O Menino que desenhava monstros Autor (a)  Keith Donohue Editora  DarkSide® Books Páginas  256 Ano  2016 Classificação  5/5 💀 ( COMPRE EM OFERTA ) ( CONTEÚDOS ESPECIAIS ) Jack Peter é um garoto de 10 anos com síndrome de Asperger que quase se afogou no mar três anos antes. Desde então, ele só sai de casa para ir ao médico. Jack está convencido de que há de monstros embaixo de sua cama e à espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mãe sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Ela, por sua vez, sente cada vez mais medo do filho e tenta buscar ajuda, mas o marido acha que é só uma fase e que isso tudo vai passar. Não demora muito até que o pai de Jack também comece a ver coisas estranhas. Uma aparição que surge onde quer que ele olhe. Sua esposa passa a ouvir sons que vêm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Enquanto as pessoas ao redor de Jack são assom...

Hoje é dia de Seinfeld

Depois de muito tempo sem fazer um " Hoje é dia de ", finalmente venho compartilhar com vocês uma sitcom simplesmente MARAVILHOSA! Estou falando de Seinfeld , uma série sobre "nada"! Seinfeld foi exibida por nove temporadas, entre 1989 e 1998. Foi criada por Larry David e Jerry Seinfeld , este último estrelando o programa como uma versão fictícia de si mesmo. A trama gira em torno de um grupo de amigos e parentes de Jerry , entre eles George Costanza , Elaine Benes e Cosmo Kramer , e um ponto legal disso é que os personagens principais e muitos dos secundários foram baseados em conhecidos de Jerry e Larry na vida real!