Autor (a) Craig Thompson
Editora Quadrinhos na Cia
Páginas 592
Ano 2009
Classificação 4,5/5
Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho.
Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor.
Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina - uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson - com quem começa a relação que mudará as visões que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação - mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.
●●●
Inteligente, reflexível e sensível, são características que descrevem perfeitamente "Retalhos", um quadrinho autobiográfico que, sobretudo, descreve sublimemente a vida.
Amadurecimento, dogmas, paixões, medos... são alguns dos elementos presentes nessa incrível história, que retrata, em traçados fortes e harmoniosos, toda a vida de Craig Thompson.
Acompanhamos alguns momentos da vida de Craig, desde a infância, marcada pela dedicação a sua fé, medos e abusos até a adolescência, fase em que conhece Raina, uma garota com características distintas e que acaba completando-o e transformando sua vida.

As circunstâncias apresentadas por Craig Thompson, muitas vezes, acabam refletindo em situações que muitos leitores já vivenciaram, ou ainda vivenciam. Inseguranças, medos e paixões, afinal, quem nunca passou por isso? É notável a forma em que o próprio autor compartilha seus momentos, sejam eles bons ou não, conosco, é singelo e muito comovente.
A convivência familiar é outro ponto trabalhado na obra e Thompson retrata com maestria toda o convívio com seus pais, religiosos ao extremo, e a relação com seu irmão mais novo, além dos tabus que precisará enfrentar pelo seu caminho.
"Retalhos" é, além de tudo, uma história de amadurecimento, de amor e de autoconhecimento. Nos envolvemos nessa simples graphic novel, que se destaca ao apresentar um conteúdo singular, tão profundo e tocante, capaz de nos proporcionar necessários momentos de reflexão, e que se torna uma obra indispensável para qualquer leitor.

Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a premissa do livro, e essas ilustrações? QUE AMOR!
Dica anotada, um beijo.
Ray, a graphic é simplesmente perfeita! Leia sim quando for possível, você vai amar!
ExcluirBeijos!
Olá!!
ResponderExcluirNossa que legal esse post! Bom, já tinha ouvido falar desse texto , mas nunca parei para ler a respeito do que se tratava e parece ser muito interessante, gostei bastante. Você conseguiu escrever muito bem sobre o livro me deixou super curiosa para fazer essa leitura. Parabésn pelo post me prendeu do inicio ao fim.
Beijos!
A graphic é incrível Ka! Leia quando for possível, vai matar sua curiosidade! Obrigada flor!
ExcluirBeijos
Quase comprei essa HQ ontem, e me arrependo por não ter feito.
ResponderExcluirEla parece muito interessante e extremamente bem feita.
Correndo pra livraria para ver se ainda está em oferta!
Thaís, corre lá e adquira a sua HQ! Retalhos é perfeita demaaaaais! <3
Excluir