Pular para o conteúdo principal

Resenha | Retalhos

Título Retalhos
Autor (a) Craig Thompson
Editora Quadrinhos na Cia
Páginas 592
Ano 2009
Classificação 4,5/5

Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho. 
Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor. 
Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina - uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson - com quem começa a relação que mudará as visões que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação - mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original. 
●●●

Inteligente, reflexível e sensível, são características que descrevem perfeitamente "Retalhos", um quadrinho autobiográfico que, sobretudo, descreve sublimemente a vida.
Amadurecimento, dogmas, paixões, medos... são alguns dos elementos presentes nessa incrível história, que retrata, em traçados fortes e harmoniosos, toda a vida de Craig Thompson.

Acompanhamos alguns momentos da vida de Craig, desde a infância, marcada pela dedicação a sua fé, medos e abusos até a adolescência, fase em que conhece Raina, uma garota com características distintas e que acaba completando-o e transformando sua vida.


As circunstâncias apresentadas por Craig Thompson, muitas vezes, acabam refletindo em situações que muitos leitores já vivenciaram, ou ainda vivenciam. Inseguranças, medos e paixões, afinal, quem nunca passou por isso? É notável a forma em que o próprio autor compartilha seus momentos, sejam eles bons ou não, conosco, é singelo e muito comovente.

A convivência familiar é outro ponto trabalhado na obra e Thompson retrata com maestria toda o convívio com seus pais, religiosos ao extremo, e a relação com seu irmão mais novo, além dos tabus que precisará enfrentar pelo seu caminho. 

"Retalhos" é, além de tudo, uma história de amadurecimento, de amor e de autoconhecimento. Nos envolvemos nessa simples graphic novel, que se destaca ao apresentar um conteúdo singular, tão profundo e tocante, capaz de nos proporcionar necessários momentos de reflexão, e que se torna uma obra indispensável para qualquer leitor.

Comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Adorei a premissa do livro, e essas ilustrações? QUE AMOR!
    Dica anotada, um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray, a graphic é simplesmente perfeita! Leia sim quando for possível, você vai amar!

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá!!

    Nossa que legal esse post! Bom, já tinha ouvido falar desse texto , mas nunca parei para ler a respeito do que se tratava e parece ser muito interessante, gostei bastante. Você conseguiu escrever muito bem sobre o livro me deixou super curiosa para fazer essa leitura. Parabésn pelo post me prendeu do inicio ao fim.


    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A graphic é incrível Ka! Leia quando for possível, vai matar sua curiosidade! Obrigada flor!

      Beijos

      Excluir
  3. Quase comprei essa HQ ontem, e me arrependo por não ter feito.
    Ela parece muito interessante e extremamente bem feita.
    Correndo pra livraria para ver se ainda está em oferta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís, corre lá e adquira a sua HQ! Retalhos é perfeita demaaaaais! <3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptações que podem ser indicadas ao Oscar 2018

Dia 23 está chegando e com ele as indicações para o evento mais importante do meio cinematográfico, o Oscar! Nesta postagem, vamos compartilhar algumas adaptações que podem ser indicadas neste ano pela academia! Façam suas apostas!

Hoje é dia de Seinfeld

Depois de muito tempo sem fazer um " Hoje é dia de ", finalmente venho compartilhar com vocês uma sitcom simplesmente MARAVILHOSA! Estou falando de Seinfeld , uma série sobre "nada"! Seinfeld foi exibida por nove temporadas, entre 1989 e 1998. Foi criada por Larry David e Jerry Seinfeld , este último estrelando o programa como uma versão fictícia de si mesmo. A trama gira em torno de um grupo de amigos e parentes de Jerry , entre eles George Costanza , Elaine Benes e Cosmo Kramer , e um ponto legal disso é que os personagens principais e muitos dos secundários foram baseados em conhecidos de Jerry e Larry na vida real!

Resenha | O Menino que desenhava monstros

Livro   O Menino que desenhava monstros Autor (a)  Keith Donohue Editora  DarkSide® Books Páginas  256 Ano  2016 Classificação  5/5 💀 ( COMPRE EM OFERTA ) ( CONTEÚDOS ESPECIAIS ) Jack Peter é um garoto de 10 anos com síndrome de Asperger que quase se afogou no mar três anos antes. Desde então, ele só sai de casa para ir ao médico. Jack está convencido de que há de monstros embaixo de sua cama e à espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mãe sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Ela, por sua vez, sente cada vez mais medo do filho e tenta buscar ajuda, mas o marido acha que é só uma fase e que isso tudo vai passar. Não demora muito até que o pai de Jack também comece a ver coisas estranhas. Uma aparição que surge onde quer que ele olhe. Sua esposa passa a ouvir sons que vêm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Enquanto as pessoas ao redor de Jack são assom...