Pular para o conteúdo principal

Resenha | A História do Mundo Para Quem Tem Pressa

É um desafio e tanto resumir mais de 5 mil anos de história em apenas 200 páginas, mas é exatamente isso o que este audacioso livro conseguiu. A História do Mundo para Quem Tem Pressa é na verdade um guia sintético, mas abrangente, para tudo o que precisamos saber sobre os acontecimentos mais importantes da história, desde as antigas civilizações até o final da Segunda Guerra Mundial e a criação da ONU. Quer esteja interessado no império de Alexandre, o Grande, ou no florescimento da república cartaginesa e sua destruição por Roma; na ascensão dos califados árabes ou na dinastia Tang, da China; na Guerra Civil Norte-Americana ou na emancipação das mulheres, você encontrará os fatos essenciais neste livro igualmente essencial. Conciso, agradável de ler e elegantemente simples, mas abalizado, A História do Mundo para Quem Tem Pressa permite que o leitor compreenda a interconexão do tempo e dos acontecimentos. Finalmente, uma síntese da história que não deixa pedra sobre pedra e nos ensina como o mundo moderno se tornou o que é.
Título A História do Mundo Para Quem Tem Pressa | Autor (a) Emma Marriot
Editora Valentina | Páginas 200 | Ano 2015 | Classificação 4/5
Adicione Skoob | Compre Oferta Amazon



A História do Mundo Para Quem Tem Pressa não poderia ter título mais honesto. Emma Marriott apresenta um elaborado compilado de fatos históricos necessários a formação mais básica (em um mundo perfeito) do ser humano.


A forma mais precisa em se descrever a pequena obra seria: imaginar uma linha temporal de acontecimentos, desde a Civilização Suméria a Segunda Guerra Mundial, agrupando-os por correlações geográficas e culturais, transcrevendo de forma breve e simples sua importância.

O grande acerto da obra está em funcionar precisamente como um plano de fundo para aquilo que já absorvemos em outras fontes, como: escola, podcasts, filmes ou a cultura pop em geral. O livro inevitavelmente não funciona sozinho, é necessário ter ao menos, um pequeno conhecimento, pois é através dele que podemos preencher as demasiadas lacunas e correlacionar fatos até então itinerantes em nossa mente. É exatamente essa correlação de eventos que entretém e gratifica o leitor, dado que até duzentas páginas podem se tornar maçantes sem qualquer recompensa.


Se não desfrutássemos do advento da tecnologia, poderíamos considerar a obra como uma micro enciclopédia, podendo ser habitualmente usada no dia a dia para uma eventual consulta de informações. Quem sabe em até um apocalipse zumbi?

EMMA MARRIOT se formou em história contemporânea na Universidade de Warwick e trabalhou em algumas editoras de Londres. Atualmente é escritora e editora freelance, e autora de uma ampla variedade de livros, inclusive I Used to Know That: History (Antigamente eu sabia isso: história) e Bad History: How We Got the Past Wrong (História mal contada: como entendemos erradamente o passado), que se tornaram sucessos de vendas. Conheça mais acessando o site da autora: http://www.emmamarriott.co.uk/
DIAGRAMAÇÃO |
Páginas brancas | Fonte média | Erros nenhum 

Comentários

  1. Olá! Então, realmente, acredito que não dê pra ler sem um incentivo maior, e ainda digo mais, como fonte de pesquisa simples e rápida, ele ajuda bastante, mas aí entra aquela questão: a internet é seu acervo extenso. Não sei se foi uma boa pedida a publicação de livro e eu não leria no momento. Mas curti suas fotos e a resenha.
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Se tem uma matéria que eu adorava, era história. Sempre fui muito curiosa, saber do passado histórico dos grandes homens e mulheres que deixaram suas marcas no planeta era incrível. Mas, aprendi da forma, digamos chata. Tenho curiosidade por ler esse livro.
    adorei a resenha.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  3. OIieeee

    Eu acho super itneressante esse tipo de livro, tem tantos fatos que a gente desconhece e quando descobre é sempre uma delicia. Conhecer e saber é muito bom. Acho que especialmente os detalhes do século XX são os que amis me chamam a atenção.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom saber sua opinião sobre essa leitura. Eu já tinha visto muitos títulos sobre essa coleção e até tinha ficado interessada, mas não sabia que eles eram tão resumidos e que tinha tão poucas páginas. Valeu pelas informações. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Estou bem curiosa sobre esse livro, já vi algumas vezes na Amazon em recomendados, mas ainda não tinha parado para buscar mais informações, vou adiciona-lo a minha listinha de desejados, a black Friday está chegando e posso aproveitar!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Acho a proposta da série bem interessante para quem começa a se interessar por determinado tema e tem interesse em conhecer superficialmente os temas antes de se aprofundar nele. O tema desse, A História do Mundo para quem tem pressa é uma boa pedida p qm quer um panorama geral da história do mundo
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Achei o livro bastante interessante, ainda mais por ser necessário utilizarmos nosso conhecimento prévio sobre os temas em questão. Porém, não seria o tipo de leitura que eu realizaria no momento, por isso deixo a dica passar desta vez.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptações que podem ser indicadas ao Oscar 2018

Dia 23 está chegando e com ele as indicações para o evento mais importante do meio cinematográfico, o Oscar! Nesta postagem, vamos compartilhar algumas adaptações que podem ser indicadas neste ano pela academia! Façam suas apostas!

Hoje é dia de Seinfeld

Depois de muito tempo sem fazer um " Hoje é dia de ", finalmente venho compartilhar com vocês uma sitcom simplesmente MARAVILHOSA! Estou falando de Seinfeld , uma série sobre "nada"! Seinfeld foi exibida por nove temporadas, entre 1989 e 1998. Foi criada por Larry David e Jerry Seinfeld , este último estrelando o programa como uma versão fictícia de si mesmo. A trama gira em torno de um grupo de amigos e parentes de Jerry , entre eles George Costanza , Elaine Benes e Cosmo Kramer , e um ponto legal disso é que os personagens principais e muitos dos secundários foram baseados em conhecidos de Jerry e Larry na vida real!

Resenha | O Menino que desenhava monstros

Livro   O Menino que desenhava monstros Autor (a)  Keith Donohue Editora  DarkSide® Books Páginas  256 Ano  2016 Classificação  5/5 💀 ( COMPRE EM OFERTA ) ( CONTEÚDOS ESPECIAIS ) Jack Peter é um garoto de 10 anos com síndrome de Asperger que quase se afogou no mar três anos antes. Desde então, ele só sai de casa para ir ao médico. Jack está convencido de que há de monstros embaixo de sua cama e à espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mãe sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Ela, por sua vez, sente cada vez mais medo do filho e tenta buscar ajuda, mas o marido acha que é só uma fase e que isso tudo vai passar. Não demora muito até que o pai de Jack também comece a ver coisas estranhas. Uma aparição que surge onde quer que ele olhe. Sua esposa passa a ouvir sons que vêm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Enquanto as pessoas ao redor de Jack são assom...