Pular para o conteúdo principal

Resenha | Só os Animais Salvam

Nós, humanos, achamos que somos o máximo. Mas o que temos feito com o nosso mundo? Só os Animais Salvam é um livro que tenta responder a essa pergunta de maneira inusitada. Cada um de seus contos é uma fábula moderna, narrada pela alma de um animal envolvido em mais um de nossos incontáveis conflitos e guerras humanas ao longo do último século, e suas espantosas e formidáveis histórias de vida e morte.
Em meio ao caos, os animais conseguem encontrar esperança e inspiração em uma das atividades mais significativas que nossa espécie já criou: a literatura. Ceridwen Dovey reúne fragmentos e personagens da obra de escritores imortais e nos faz sonhar o sonho dos inocentes. Só os Animais Salvam.



Título Só os Animais Salvam | Autor (a) Ceridwen Dovey
Editora Darkside Books | Páginas 240 | Ano 2017 | Classificação 5/5 
Adicione Skoob | Compre Oferta

O que é ser humano?

A resposta mais óbvia a essa pergunta é que somos uma espécie que se diferencia das demais por possuir inteligência e razão, mas e nossos atos? O que eles dizem sobre nós? Ceridwen Dovey procura apresentar uma visão dessa questão, uma resposta, com Só os Animais Salvam. E além de conseguir, fascina.


A obra é dividida em dez contos e cada um é narrado pela alma de um animal que viveu e morreu, presenciando algum momento das inúmeras guerras humanas que ocorreram no decorrer do último século. Em cada um, temos a visão de como o ser humano, de alguma forma, interfere e é o causador de várias adversidades no seu meio e que estas acabaram prejudicando, não somente o próprio causador, mas também a menor das criaturas. 

São contos com traços de fábulas e que transmitem várias morais e um em especial, me marcou e me tocou de tal maneira que a emoção e as lágrimas foram consequências. Alma de gata narra a visão de Kiki-la-Doucette, uma gata que viveu em uma trincheira durante a Primeira Guerra Mundial. Neste conto é possível acompanhar os acontecimentos, as recordações e principalmente os sentimentos da gata durante o evento e é muito difícil não se envolver com essa narrativa, pois é comovente, uma leitura única e no meu caso foi mais intenso, pois eu via minha gata – a Kiara – na situação da personagem, foi enternecedor. 


Dovey, através dessa incrível seleção de contos, mostra que o ser humano ainda possui muito que mudar em suas atitudes e principalmente conscientiza, nos fazendo repensar nossas ações, nosso jeito de viver e de lidar com tudo ao nosso redor, principalmente com outras formas de vidas, e que os erros do passado sejam vistos como verdadeiros aprendizados e não apenas fatos a serem registrados.


A autora ainda homenageia vários autores que escreveram sobre animais, utilizando palavras, frases, citações desses trabalhos em sua própria narrativa. Só os Animais Salvam é uma obra distinta, que carrega tamanha carga emotiva, que impactará profundamente seu âmago. Você não encontrará por aí algo que chegue perto, que arranhe a superfície da obra de Ceridwen Dovey. É um trabalho digno de admiração e respeito, para levar pra sempre dentro do coração.

CERIDWEN DOVEY nasceu na África do Sul e foi criada entre este país e a Austrália. Estudou antropologia social em Harvard, período em que realizou Aftertaste, documentário sobre os trabalhadores nas vinícolas sul-africanas. Seu primeiro romance, Blood Kin, escrito enquanto vivia na Cidade do Cabo, foi publicado em quinze países e incluído pela US National Book Foundation na prestigiada lista “5 under 35”, que seleciona cinco estreias na ficção de autores com menos de 35 anos cuja obra deixa uma impressão duradoura no cenário literário. Só os Animais Salvam, seu segundo livro, ganhou o Readings New Australian Writing Award e o Steele Rudd Award (coletânea de contos) no 2014 Queensland Literary Awards. Ela mora com o marido e o filho em Sydney, Austrália. Saiba mais em ceridwendovey.com
| DIAGRAMAÇÃO |
Páginas amarelas | Fonte média | Erros nenhum

Comentários

  1. Eu acredito que precisamos muito de ler livros como esse para nos chamar à razão sobre o que podemos fazer para o bem comum

    ResponderExcluir
  2. Já li algumas resenhas desse livro e todas dizem maravilhas sobre ele. Pelo visto é unanimidade o quanto essa obra agrada. A edição é linda, como sempre a DarkSide dando show!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei sua resenha, me fez ficar muito curioso para ler esse livro. Eu não sabia muitas coisas sobre ele, mas agora quero muito ler, a darkside tras edições incriveis.
    By: Caio :)

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha ficou sensacional e com certeza vou adquirir essa obra ❤
    Todos os livros dessa editora são ótimos.
    Beijinhos e Sucesso

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  5. Um belo livro. Fiquei com muita vontade de ler esta obra. Ainda mais com esta visão de colocar os animais como narradores dos fatos, com eles nos transmitindo alegoricamente a forma de enxergar os acontecimentos. Talvez um dia possamos compreender melhor que apesar da inteligência, da condição de raciocínio, a sabedoria universal fala por imponderáveis transformações, e que moralmente, podemos aprender muito com os animais. Muito bela a dica e sua resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma jogada incrível, a narrativa feita pelos animais! Leia sim, vc vai se surpreender mais ainda! Muito obrigada!!!

      Excluir
  6. Olá
    Ganhei esse livro do marido, mas ainda não consegui ler, bichinhos são meu ponto fraco, sou uma coração de pedra, praticamente um ogro, mas coloca um bichinho na história eu me derreto toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, não perca mais tempo e comece a leitura! Vc vai amaar e se derreter por esses contos!!! <33

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?

    Já tinha visto muitas pessoas falando sobre o livro, mas confesso que não sabia sobre o que realmente tratava. Ao saber que é composto por 10 contos já me interessei bastante e ao ver que ainda aborda esse questionamento do que o ser humano realmente é, me encantei por completo. Com certeza vou ler, pois ainda temos muito que melhorar como seres humanos e creio que me trará uma bela visão!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. AAaaah, a DarkSide quer me falar. Toda vez que leio resenha de um livro deles acabo aumentando a lista de desejados. Isso porque além dos enredos interessantes as edições são sempre lindaaas

    ResponderExcluir
  9. deve ser um livro muito bom, adorei a capa <3

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Sou apaixonada pela diagramação desse livro e sempre quis compra-lo por causa da capa mesmo sem saber da sinopse e agora sabendo quero ainda mais.
    Gostei muito da sua resenha, me parece ser um livro que prende e emociona e é diferente, o tema é diferente.

    Oi, tudo bem?
    Eis aí um livro de cunho interessante, que no meu entender deveria ser adotado nas escolas para alunos de ensino médio, pois defendo que desde cedo devemos ter uma visão clara do que é politica e de como se faz politica para que assim possamos escolher, ou não, representantes adequados!

    Abraços da Lua!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Manual de persuasão do FBI

Título Manual de persuasão do FBI Autor (a)  Jack Shafer; Marvin Karlins Editora Universo dos Livros  ( Livro cedido pela editora ) Páginas 256 Ano 2015 Classificação 4/5           Como um agente especial para o Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança Nacional do FBI, Dr. Jack Schafer desenvolveu estratégias dinâmicas e inovadoras para entrevistar terroristas e detectar mentiras. Agora, Dr. Schafer evoluiu suas táticas e nos ensina como aplicá-las no cotidiano para obter sucesso nas relações interpessoais. Você quer pensar e reagir como os investigadores de TV do Criminal Minds, CSI ou Lie to Me? Quer influenciar pessoas recém-conhecidas e planejar a imagem pessoal que transmitirá no dia a dia? Quer entender através da linguagem corporal o que passa pela cabeça das pessoas ao seu redor? Quer descobrir se alguém está mentindo? Caso tenha respondido sim para alguma dessas perguntas, este é o livro perf...

Resenha | A cidade dos espelhos

Título  A cidade dos espelhos Série  A passagem Autor (a)  Justin Cronin Editora  Arqueiro  ( Livro cedido pela editora ) Páginas  668 Ano   2017 Classificação  5/5 💛           Num futuro em que todas as regras foram mudadas, é hora de cada um encontrar o próprio destino. Ano 100 D.V.: após a destruição dos Doze e de seus Muitos, nenhum viral foi visto nos últimos três anos. As fortalezas que protegiam os últimos humanos dos infectados começam a parecer desnecessárias. Na República do Texas, as vigílias constantes já não encontram inimigos e o controle de natalidade se mostra um contrassenso quando há todo um continente vazio à espera de ser repovoado. Com novas demandas do povo surgindo a cada dia, o presidente Peter Jaxon decide levar adiante a ideia de abrir os portões da cidade fortificada e dar início à reconstrução do que um dia foi um país de milhões de habitantes. Mas a ...

5 livros que serão adaptados em 2017

2017 chegou e com ele inúmeras adaptações que veremos nas telinhas dos cinemas e de nossas casas também! Várias promessas que nos deixam completamente na ansiedade por conferir as histórias saindo das páginas e ganhando novos meios! Se prepare, pois esse ano promete grandes sucessos! Confira cinco das váááárias adaptações que chegarão nesse ano!  DESVENTURAS EM SÉRIE A série de Lemony Snicket ganhou uma nova adaptação nesse ano pela Netflix ! A série, sobre os irmãos Baudelaire , conta com Neil Patrick Harris , que dá vida ao personagem conde Olaf . Cada livro da série foi dividido em dois episódios, que já estão disponíveis no serviço de streaming. SINOPSE LIVRO: Lemony Snicket relata com seu estilo irônico incomparável a jornada dos irmãos Baudelaire, que tentam desvendar os mistérios da morte de seus pais ao mesmo tempo em que buscam um lugar que possam chamar de lar. O autor subverte os padrões bem-comportados da literatura infanto-juvenil para comp...