Pular para o conteúdo principal

Resenha | A Passagem

Livro A Passagem
Autor (a) Justin Cronin
Editora Arqueiro
Páginas 816
Ano 2013
Classificação 5/5 ❤
(COMPRE EM OFERTA)
(CONTEÚDOS ESPECIAIS)

Primeiro, o imprevisível: a quebra de segurança em uma instalação secreta do governo norte-americano põe à solta um grupo de condenados à morte usados em um experimento militar. Infectados com um vírus modificado em laboratório que lhes dá incrível força, extraordinária capacidade de regeneração e hipersensibilidade à luz, tiveram os últimos vestígios de humanidade substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue.Depois, o inimaginável: ao escurecer, o caos e a carnificina se instalam, e o nascer do dia seguinte revela um país – talvez um planeta – que nunca mais será o mesmo. A cada noite a população humana se reduz e cresce o número de pessoas contaminadas pelo vírus assustador. Tudo o que resta aos poucos sobreviventes é uma longa luta em uma paisagem marcada pelo medo da escuridão, da morte e de algo ainda pior.Enquanto a humanidade se torna presa do predador criado por ela mesma, o agente Brad Wolgast, do FBI, tenta proteger Amy, uma órfã de 6 anos e a única criança usada no malfadado experimento que deu início ao apocalipse. Mas, para Amy, esse é apenas o começo de uma longa jornada – através de décadas e milhares de quilômetros – até o lugar e o tempo em que deverá pôr fim ao que jamais deveria ter começado.
●●●

Vampiros que brilham a luz do sol? Me desculpe mas nãããão! Depois de "A Passagem", é impossível e difícil aceitar qualquer caracterização de um ser tão cativo na ficção popular. Desde o século XVIII até os dias atuais, conhecemos por meio da literatura vários personagens vampirescos marcantes, mas nenhum desses, em minha opinião, chegarão a ser igual e/ou tão melhores quanto os seres formulados e criados por Justin Cronin.

Viral Badcock e Amy
Minha admiração engloba também todos os meios, fatos, lugares e principalmente os personagens dessa história.  O que me causa admiração foi a experiência de conhecer e estimar tantas personalidades singulares e distintas, cada uma causando seu próprio fascínio. Cronin conseguiu, com mestria, criar um ambiente onde seus personagens são totalmente bem aproveitados, um ambiente capaz de nos fazer adentrar na história, acabamos nos tornando também personagens e transpondo a barreira da ficção, vivenciando todos os episódios e acontecimentos juntos aos seus personagens. A meu ver, são raras as vezes em que um livro consegue tal proeza de proporcionar a sensação de se identificar e ao mesmo tempo de estar participando e vivenciando as situações com seus personagens.

A história em si é criativa e sensacional! Em um cenário bastante original mas também bastante familiar, conhecemos a genialidade de Cronin. O livro é a princípio tranquilo em seu início, levando quase 200 páginas para que os eventos pós-apocalípticos realmente aconteçam, mas em nenhum momento dessas quase primeiras 200 páginas a história chega a ser entediante, muito pelo contrário, é uma parte essencial para o desenrolar de toda a trama.

Inicialmente acompanhamos a árdua jornada do agente Brad Wolgast em manter Amy, uma criança de seis anos, a salvo de um experimento militar secreto, mas sem sucesso Amy acaba se tornando "a garota de lugar nenhum" e parte importante de todo o seguimento da história que incrivelmente evolui de um século a outro. Após isso, a história apresenta os traços de um mundo governado por vampiros assustadores e também de vários conceitos sobre a nova forma de sobrevivência do restante da humanidade, como por exemplo os novos hábitos e mudanças que ocorreram no convívio em sociedade, um novo estilo de vida que chega a ser parecido como o da era feudal. Ao longo da história conhecemos vários outros personagens desse futuro pós-apocalíptico e com eles acompanhamos a luta diária pela vida.

A escrita de "A Passagem" reúne características de suspense, ficção e horror mas Cronin vai muito além, ele consegue utilizar vários outros gêneros em sua história, indo do tradicional gênero policial, se aventurando no sobrenatural e passando pelo romance. É uma leitura para todos, pois é cativante, ambiciosa e divertida e quando você menos espera, já está completamente viciado, vivendo para saber seu desenrolar.

A Passagem é o primeiro livro de uma trilogia e vale lembrar que o terceiro e último livro The City of Mirrors, está previsto para ser lançado no dia 24 de maio de 2016 no exterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Caixa de Pássaros

Livro   Caixa de Pássaros Autor (a)  Josh Malerman Editora  Intrínseca Páginas  272 Ano  2014 Classificação  4/5 ( COMPRE EM OFERTA ) ( CONTEÚDOS ESPECIAIS ) Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão. ●●● O livro " Caixa de Pássaros " conta a história de Malorie e seus dois filhos pequenos que passam a maioria do tempo em sua casa, ausenta

PROPAGANDO | Twin Peaks [Arquivos e memórias]

WELCOME TO TWIN PEAKS POPULATION 51,201 Páginas : 320 |  Formato : 23 x 16 cm |  Acabamento : Capa dura Título original : Reflections: An Oral History of Twin Peaks | ISBN : 9788566636543 Mês/Ano de publicação : 02/2017

Propagando | O Livro das Sombras. Lá Belle Sauvage, de Philip Pullman

SINOPSE : O tão esperado novo livro do autor de A bússola de ouro!Phillip Pullman volta ao mundo da trilogia Fronteiras do Universo, para outra aventura eletrizante envolvendo daemons, aletiômetros, o Magisterium e, claro, o Pó.La Belle Sauvage é o primeiro volume de uma nova trilogia chamada O Livro da Sombras, e se passa dez anos antes dos acontecimentos de A Bússola de Ouro, se centrando em Lyra e Pantalaimon, ainda bebês. Apesar de ser uma história diferente, os fãs de Fronteiras do Universo vão reconhecer muito do mundo e dos personagens que povoam La Belle Sauvage. Enquanto o protagonista, Malcolm, se envolve em uma assustadora aventura para tentar salvar a pequena Lyra das garras do Magisterium, outros mistérios e vilões surgem para complementar a trama que já conhecemos tão bem.