Pular para o conteúdo principal

Resenha | O Espadachim de Carvão

Livro O Espadachim de Carvão
Autor (a) Affonso Solano
Editora Leya
Páginas 256
Ano 2013
Classificação 5/5 ❤
(COMPRE EM OFERTA)
(CONTEÚDOS ESPECIAIS)

Kurgala é um mundo abandonado por Quatro Deuses. Adapak é filho de um deles. E hoje ele está sendo caçado. Perseguido por um misterioso grupo de assassinos, o jovem de pele cor de carvão se vê obrigado a deixar a ilha sagrada onde cresceu e a desbravar um mundo hostil e repleto de criaturas exóticas. Munido de uma sabedoria ímpar, mas dotado de uma inocência rara, ele agora precisará colocar em prática todo o conhecimento que adquiriu em seu isolamento para descobrir quem são seus inimigos. Mesmo que isso possa comprometer alguns dos segredos mais antigos de Kurgala.
●●●

Confesso que conheci o trabalho de Affonso Solano no Youtube e em Podcasts (Jovem Nerd e Matando Robôs Gigantes) e foi por meio destes que descobri O Espadachim de Carvão, e devido ao grande número de bons feedbacks, resolvi dar uma chance a obra.

Posso dizer que o gênero fantasia nunca fora minha prioridade, porém acompanhar a aventura de Adapak me surpreendeu positivamente proporcionando-me adentrar a um mundo novo de possibilidades.

Adapak, por Luiz Henrique Alvares
Diferenciar o gênero fantasia de ficção científica parece muito óbvio, porém ao racionalizar sobre o embate, percebemos que de certa forma, ambos se relacionam e se complementam em uma boa obra e fica por conta da suspensão de descrença do leitor julgar onde eles se cruzam, exemplificando: a técnica que Adapak usa para solucionar seus conflitos físicos é bem plausível e hoje em dia é aprendida em qualquer aula introdutória de artes marciais que devemos observar, prever e identificar padrões de movimento no oponente.

Acostumado com grandes sagas, uma coisa que me causou estranheza a princípio ao receber o livro foi: será que caberá todo um universo fantástico nesse “livrinho”? E com certeza cabe, a forma como o “Rei dos Escritores” nos entrega a trama é extremamente eficiente, pois ele respeita integralmente a inteligência dos leitores, não focando em uma descrição extremamente detalhista dos personagens e acontecimentos, apenas sendo um fio condutor de todo o universo em nossa mente, e certamente que a minha Kurgala é totalmente diferente da sua e é assim que deve ser.

Outra coisa positiva é a leveza com que o autor passa por questões nas quais nos identificamos, fazendo com que a sociedade em Kurgala não seja assim, tão diferente da nossa. O problema mais óbvio a ser identificado é o preconceito, e ele é apontado de várias formas, como a cor de Adapak que sempre causa estranheza, e há inúmeros outros menos evidentes.

É bom deixarmos claro que a diversão é meta do autor, e Affonso a cumpre com maestria. Vale lembrar que a obra ganhou uma versão especial em HQ, funcionando como um spin-off/continuação de As Pontes de Puzur, segundo livro da série! A HQ possui roteiro e ilustração de L.G. Quelhas e Zé Carlos e é baseada nas Aventuras de Tamtul e Magano, livros que Adapak leu na infância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptações que podem ser indicadas ao Oscar 2018

Dia 23 está chegando e com ele as indicações para o evento mais importante do meio cinematográfico, o Oscar! Nesta postagem, vamos compartilhar algumas adaptações que podem ser indicadas neste ano pela academia! Façam suas apostas!

Hoje é dia de Seinfeld

Depois de muito tempo sem fazer um " Hoje é dia de ", finalmente venho compartilhar com vocês uma sitcom simplesmente MARAVILHOSA! Estou falando de Seinfeld , uma série sobre "nada"! Seinfeld foi exibida por nove temporadas, entre 1989 e 1998. Foi criada por Larry David e Jerry Seinfeld , este último estrelando o programa como uma versão fictícia de si mesmo. A trama gira em torno de um grupo de amigos e parentes de Jerry , entre eles George Costanza , Elaine Benes e Cosmo Kramer , e um ponto legal disso é que os personagens principais e muitos dos secundários foram baseados em conhecidos de Jerry e Larry na vida real!

Resenha | O Menino que desenhava monstros

Livro   O Menino que desenhava monstros Autor (a)  Keith Donohue Editora  DarkSide® Books Páginas  256 Ano  2016 Classificação  5/5 💀 ( COMPRE EM OFERTA ) ( CONTEÚDOS ESPECIAIS ) Jack Peter é um garoto de 10 anos com síndrome de Asperger que quase se afogou no mar três anos antes. Desde então, ele só sai de casa para ir ao médico. Jack está convencido de que há de monstros embaixo de sua cama e à espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mãe sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Ela, por sua vez, sente cada vez mais medo do filho e tenta buscar ajuda, mas o marido acha que é só uma fase e que isso tudo vai passar. Não demora muito até que o pai de Jack também comece a ver coisas estranhas. Uma aparição que surge onde quer que ele olhe. Sua esposa passa a ouvir sons que vêm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Enquanto as pessoas ao redor de Jack são assom...