Pular para o conteúdo principal

Resenha | A Árvore da Mentira

Livro  A Árvore da Mentira
Autor (a)  Frances Hardinge
Editora Novo Século
Páginas 304
Ano 2016
Classificação 5/5 
(COMPRE EM OFERTA)
(CONTEÚDOS ESPECIAIS)

Na inóspita ilha inglesa de Vane, em pleno século XIX, os Sunderlys desembarcam, atraindo atenções e suspeitas. Quando o reverendo Erasmus, patriarca da família e proeminente estudioso de ciências naturais, é encontrado morto em circunstâncias obscuras, sua filha, a jovem e impetuosa Faith, está determinada a desvendar o mistério. Para isso, precisará de coragem não apenas para confrontar dolorosos segredos mas também para desafiar as implacáveis tradições da sociedade em que vive. Investigando os pertences do pai em busca de pistas, ela descobre uma planta estranha. Uma árvore que se alimenta de mentiras sussurradas e dá frutos que revelam verdades ocultas. Quando a espiral das sedutoras mentiras de Faith fica fora de controle, ela compreende que as verdades estilhaçam muito mais. Combinação de horror, romance policial e realismo fantástico, esta arrepiante história da premiada escritora britânica Frances Hardinge, autora de Canção do Cuco, promete arrebatá-lo do começo ao fim.
●●●

Existem livros que nos marcam, isso é fato! São esses, singulares e sobressalentes, que exercem o diferencial para um leitor e que se torna único e notável, um sui generis da literatura. Frances Hardinge, de maneira sensacional, consegue fazer com que sua obra seja um exemplo disso!

A Árvore da Mentira, livro merecidamente vencedor do prêmio Costa Book de 2015, apresenta uma premissa intrigante e extremamente fascinante, capaz de proporcionar ao leitor uma "queda livre" em suas linhas, capturando-o e lhe apresentando um universo rico em suspense, horror, drama e tudo mais que ele possa achar necessário para uma leitura aprazível.

Encantar e apegar-se a um personagem logo nas primeiras linhas de um livro é algo significativo, pois caminhamos ao seu lado até as últimas palavras da história, nos tornamos companheiros de aventuras, de perigos eminentes e de célebres conquistas. Faith proporciona isso e muito mais!

Conhecemos a obstinada personagem e sua família em um momento árduo e acompanhamos o desenrolar da história, ávidos e vibrados pelos acontecimentos que constituem a trama. Faith, a garota de 14 anos que em pleno século XIX precisa, além de desvendar e fazer jus a morte da pessoa que mais admira na vida, conviver também com a discriminação masculina. Em uma sociedade em que a mulher é vista como um ser irracional, ela provará a si e a todos o tão forte e destemida uma mulher pode ser.

Segredos e mentiras são elementos chaves nessa história! E é na utilização desses elementos que Faith encontrará, com a ajuda de um espécime raro (a árvore da mentira), as verdades que tanto busca.

"Em prol da verdade, eu ia mentir. Ia enganar o mundo, depois trazer de volta o conhecimento que beneficiaria toda a humanidade e talvez salvasse a sua alma. Ia escurecer as águas por um tempo, para que no final elas pudessem correr verdadeiramente límpidas. Ia pegar empréstimo do Banco da Verdade, mas no final pagaria o valor total e sem juros."

Em uma escrita rica e aprazível, Frances Hardinge aborda temas interessantes, como o relacionamento e tradições de uma família inglesa do século XIX, como exemplo temos, principalmente, o relacionamento da família  Sunderlys, onde a autora o trabalha bem entre seus integrantes, tal como o amor e o companheirismo entre irmãos (Faith e Howard) ou a admiração e respeito de uma filha com o pai, além dos costumes familiares. Além disso, a fé, a ciência e talvez até o místico são temas que caminham juntos por toda a história e são abordados de maneira simples e agradável.

A Árvore da Mentira já faz com que o leitor adentre na história logo na primeira página e segue com uma leitura linear e completamente envolvente, quando nos damos conta, deparamos com seu fim e ansiamos por mais mentiras que seduzem e verdades despedaçam.

"Uma pessoa boa não sentiria o que eu sinto. Sou má, e mentirosa, e cheia de raiva. Não posso ser salva."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Manual de persuasão do FBI

Título Manual de persuasão do FBI Autor (a)  Jack Shafer; Marvin Karlins Editora Universo dos Livros  ( Livro cedido pela editora ) Páginas 256 Ano 2015 Classificação 4/5           Como um agente especial para o Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança Nacional do FBI, Dr. Jack Schafer desenvolveu estratégias dinâmicas e inovadoras para entrevistar terroristas e detectar mentiras. Agora, Dr. Schafer evoluiu suas táticas e nos ensina como aplicá-las no cotidiano para obter sucesso nas relações interpessoais. Você quer pensar e reagir como os investigadores de TV do Criminal Minds, CSI ou Lie to Me? Quer influenciar pessoas recém-conhecidas e planejar a imagem pessoal que transmitirá no dia a dia? Quer entender através da linguagem corporal o que passa pela cabeça das pessoas ao seu redor? Quer descobrir se alguém está mentindo? Caso tenha respondido sim para alguma dessas perguntas, este é o livro perf...

Resenha | A cidade dos espelhos

Título  A cidade dos espelhos Série  A passagem Autor (a)  Justin Cronin Editora  Arqueiro  ( Livro cedido pela editora ) Páginas  668 Ano   2017 Classificação  5/5 💛           Num futuro em que todas as regras foram mudadas, é hora de cada um encontrar o próprio destino. Ano 100 D.V.: após a destruição dos Doze e de seus Muitos, nenhum viral foi visto nos últimos três anos. As fortalezas que protegiam os últimos humanos dos infectados começam a parecer desnecessárias. Na República do Texas, as vigílias constantes já não encontram inimigos e o controle de natalidade se mostra um contrassenso quando há todo um continente vazio à espera de ser repovoado. Com novas demandas do povo surgindo a cada dia, o presidente Peter Jaxon decide levar adiante a ideia de abrir os portões da cidade fortificada e dar início à reconstrução do que um dia foi um país de milhões de habitantes. Mas a ...

5 livros que serão adaptados em 2017

2017 chegou e com ele inúmeras adaptações que veremos nas telinhas dos cinemas e de nossas casas também! Várias promessas que nos deixam completamente na ansiedade por conferir as histórias saindo das páginas e ganhando novos meios! Se prepare, pois esse ano promete grandes sucessos! Confira cinco das váááárias adaptações que chegarão nesse ano!  DESVENTURAS EM SÉRIE A série de Lemony Snicket ganhou uma nova adaptação nesse ano pela Netflix ! A série, sobre os irmãos Baudelaire , conta com Neil Patrick Harris , que dá vida ao personagem conde Olaf . Cada livro da série foi dividido em dois episódios, que já estão disponíveis no serviço de streaming. SINOPSE LIVRO: Lemony Snicket relata com seu estilo irônico incomparável a jornada dos irmãos Baudelaire, que tentam desvendar os mistérios da morte de seus pais ao mesmo tempo em que buscam um lugar que possam chamar de lar. O autor subverte os padrões bem-comportados da literatura infanto-juvenil para comp...