Pular para o conteúdo principal

Resenha | Segundo a Lei da Arma

Livro  Segundo a Lei da Arma
Autor (a)  José Casado Alberto
Editora Chiado
Páginas 206
Ano 2015
Classificação 3,5/5
(COMPRE EM OFERTA)
(CONTEÚDOS ESPECIAIS)

O Corvo sobrevoava o deserto do Novo México. Atraído pelo chamamento do sangue, chegou a uma solitária montanha pintada em tons alaranjados. Abaixo, três figuras: um fora da lei, um ranger e um caçador de recompensas— três representantes do melhor e do pior que a espécie humana tem para oferecer— dançavam uma dança tão antiga como a própria existência: a dança da morte.Texas Red. Filho perdido do povo Navajo e criminoso sanguinário, produto das tragédias que assolaram o seu povo.Olhos-Azuis. Personificação estóica do velho oeste e da ideia de que as leis apenas existem porque homens poderosos asseguram a sua existência.Forasteiro de Negro. Sádico e desprovido de quaisquer escrúpulos. Ele cospe na face das leis da sociedade e obedece apenas ao seu depravado e rígido código moral.No final do dia, estes três homens demonstrarão que quando o homem despe as ilusões efémeras da sociedade apenas uma lei sobrevive— A Lei da Arma.
●●●

O livro de José Casado Alberto começa por narrar uma cena onde corvos sobrevoam um determinado lugar onde recentemente fora ocorrido uma chacina. Estendidos ao chão encontram-se Texas Red, um pele vermelha fora da lei sanguinário com o objetivo nobre: comprar a liberdade de sua família, e seu povo mediante qualquer custo. Adjunto ao índio há Olhos-Azuis, um ranger obcecado por levar o malfeitor à justiça. Complementando o grupo de personalidades fortes e autoritárias encontra-se o Forasteiro de Negro, um caçador de recompensa que prioriza a Lei da Palavra antes mesmo à Lei da Arma.

Conhecemos a história de cada personagem separadamente, suas jornadas, até o desenrolar do terceiro-ato, quase que como um filme do Tarantino, o autor enfoca em pequenos detalhes, utilizando desde trejeitos peculiares à provérbios perspicazes para a ambientação do leitor a atmosfera da obra. Cada personagem é muito bem construído e os conflitos são muito bem implantados, principalmente o ódio pelo homem branco, eles surgem naturalmente, evidenciando o conhecimento do autor quanto ao período temporal no qual a obra se encontra. 

O português de Portugal e os diálogos como o autor os escrevem (da mesma forma que os personagens falam, com sotaque), em nenhum momento prejudica a fluência da leitura, muito pelo contrário, se faz necessário a construção do ambiente. A história ocorre em um breve período de tempo, isso delimita as jornadas dos personagens, deixando-as um tanto monótonas e extremamente lineares. 

Ao finalizarmos o livro nos ocorre um breve sentimento de desapontamento, pois sempre ficamos esperando alguma reviravolta brusca na trama, porém ao refletirmos vemos que esse nunca foi o objetivo do autor, sendo assim, a ausência de grandes eventos não lesiona sua escrita sublime.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Manual de persuasão do FBI

Título Manual de persuasão do FBI Autor (a)  Jack Shafer; Marvin Karlins Editora Universo dos Livros  ( Livro cedido pela editora ) Páginas 256 Ano 2015 Classificação 4/5           Como um agente especial para o Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança Nacional do FBI, Dr. Jack Schafer desenvolveu estratégias dinâmicas e inovadoras para entrevistar terroristas e detectar mentiras. Agora, Dr. Schafer evoluiu suas táticas e nos ensina como aplicá-las no cotidiano para obter sucesso nas relações interpessoais. Você quer pensar e reagir como os investigadores de TV do Criminal Minds, CSI ou Lie to Me? Quer influenciar pessoas recém-conhecidas e planejar a imagem pessoal que transmitirá no dia a dia? Quer entender através da linguagem corporal o que passa pela cabeça das pessoas ao seu redor? Quer descobrir se alguém está mentindo? Caso tenha respondido sim para alguma dessas perguntas, este é o livro perf...

Resenha | A cidade dos espelhos

Título  A cidade dos espelhos Série  A passagem Autor (a)  Justin Cronin Editora  Arqueiro  ( Livro cedido pela editora ) Páginas  668 Ano   2017 Classificação  5/5 💛           Num futuro em que todas as regras foram mudadas, é hora de cada um encontrar o próprio destino. Ano 100 D.V.: após a destruição dos Doze e de seus Muitos, nenhum viral foi visto nos últimos três anos. As fortalezas que protegiam os últimos humanos dos infectados começam a parecer desnecessárias. Na República do Texas, as vigílias constantes já não encontram inimigos e o controle de natalidade se mostra um contrassenso quando há todo um continente vazio à espera de ser repovoado. Com novas demandas do povo surgindo a cada dia, o presidente Peter Jaxon decide levar adiante a ideia de abrir os portões da cidade fortificada e dar início à reconstrução do que um dia foi um país de milhões de habitantes. Mas a ...

5 livros que serão adaptados em 2017

2017 chegou e com ele inúmeras adaptações que veremos nas telinhas dos cinemas e de nossas casas também! Várias promessas que nos deixam completamente na ansiedade por conferir as histórias saindo das páginas e ganhando novos meios! Se prepare, pois esse ano promete grandes sucessos! Confira cinco das váááárias adaptações que chegarão nesse ano!  DESVENTURAS EM SÉRIE A série de Lemony Snicket ganhou uma nova adaptação nesse ano pela Netflix ! A série, sobre os irmãos Baudelaire , conta com Neil Patrick Harris , que dá vida ao personagem conde Olaf . Cada livro da série foi dividido em dois episódios, que já estão disponíveis no serviço de streaming. SINOPSE LIVRO: Lemony Snicket relata com seu estilo irônico incomparável a jornada dos irmãos Baudelaire, que tentam desvendar os mistérios da morte de seus pais ao mesmo tempo em que buscam um lugar que possam chamar de lar. O autor subverte os padrões bem-comportados da literatura infanto-juvenil para comp...