Pular para o conteúdo principal

Resenha | Segundo a Lei da Arma

Livro  Segundo a Lei da Arma
Autor (a)  José Casado Alberto
Editora Chiado
Páginas 206
Ano 2015
Classificação 3,5/5
(COMPRE EM OFERTA)
(CONTEÚDOS ESPECIAIS)

O Corvo sobrevoava o deserto do Novo México. Atraído pelo chamamento do sangue, chegou a uma solitária montanha pintada em tons alaranjados. Abaixo, três figuras: um fora da lei, um ranger e um caçador de recompensas— três representantes do melhor e do pior que a espécie humana tem para oferecer— dançavam uma dança tão antiga como a própria existência: a dança da morte.Texas Red. Filho perdido do povo Navajo e criminoso sanguinário, produto das tragédias que assolaram o seu povo.Olhos-Azuis. Personificação estóica do velho oeste e da ideia de que as leis apenas existem porque homens poderosos asseguram a sua existência.Forasteiro de Negro. Sádico e desprovido de quaisquer escrúpulos. Ele cospe na face das leis da sociedade e obedece apenas ao seu depravado e rígido código moral.No final do dia, estes três homens demonstrarão que quando o homem despe as ilusões efémeras da sociedade apenas uma lei sobrevive— A Lei da Arma.
●●●

O livro de José Casado Alberto começa por narrar uma cena onde corvos sobrevoam um determinado lugar onde recentemente fora ocorrido uma chacina. Estendidos ao chão encontram-se Texas Red, um pele vermelha fora da lei sanguinário com o objetivo nobre: comprar a liberdade de sua família, e seu povo mediante qualquer custo. Adjunto ao índio há Olhos-Azuis, um ranger obcecado por levar o malfeitor à justiça. Complementando o grupo de personalidades fortes e autoritárias encontra-se o Forasteiro de Negro, um caçador de recompensa que prioriza a Lei da Palavra antes mesmo à Lei da Arma.

Conhecemos a história de cada personagem separadamente, suas jornadas, até o desenrolar do terceiro-ato, quase que como um filme do Tarantino, o autor enfoca em pequenos detalhes, utilizando desde trejeitos peculiares à provérbios perspicazes para a ambientação do leitor a atmosfera da obra. Cada personagem é muito bem construído e os conflitos são muito bem implantados, principalmente o ódio pelo homem branco, eles surgem naturalmente, evidenciando o conhecimento do autor quanto ao período temporal no qual a obra se encontra. 

O português de Portugal e os diálogos como o autor os escrevem (da mesma forma que os personagens falam, com sotaque), em nenhum momento prejudica a fluência da leitura, muito pelo contrário, se faz necessário a construção do ambiente. A história ocorre em um breve período de tempo, isso delimita as jornadas dos personagens, deixando-as um tanto monótonas e extremamente lineares. 

Ao finalizarmos o livro nos ocorre um breve sentimento de desapontamento, pois sempre ficamos esperando alguma reviravolta brusca na trama, porém ao refletirmos vemos que esse nunca foi o objetivo do autor, sendo assim, a ausência de grandes eventos não lesiona sua escrita sublime.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptações que podem ser indicadas ao Oscar 2018

Dia 23 está chegando e com ele as indicações para o evento mais importante do meio cinematográfico, o Oscar! Nesta postagem, vamos compartilhar algumas adaptações que podem ser indicadas neste ano pela academia! Façam suas apostas!

Hoje é dia de Seinfeld

Depois de muito tempo sem fazer um " Hoje é dia de ", finalmente venho compartilhar com vocês uma sitcom simplesmente MARAVILHOSA! Estou falando de Seinfeld , uma série sobre "nada"! Seinfeld foi exibida por nove temporadas, entre 1989 e 1998. Foi criada por Larry David e Jerry Seinfeld , este último estrelando o programa como uma versão fictícia de si mesmo. A trama gira em torno de um grupo de amigos e parentes de Jerry , entre eles George Costanza , Elaine Benes e Cosmo Kramer , e um ponto legal disso é que os personagens principais e muitos dos secundários foram baseados em conhecidos de Jerry e Larry na vida real!

Resenha | O Menino que desenhava monstros

Livro   O Menino que desenhava monstros Autor (a)  Keith Donohue Editora  DarkSide® Books Páginas  256 Ano  2016 Classificação  5/5 💀 ( COMPRE EM OFERTA ) ( CONTEÚDOS ESPECIAIS ) Jack Peter é um garoto de 10 anos com síndrome de Asperger que quase se afogou no mar três anos antes. Desde então, ele só sai de casa para ir ao médico. Jack está convencido de que há de monstros embaixo de sua cama e à espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mãe sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Ela, por sua vez, sente cada vez mais medo do filho e tenta buscar ajuda, mas o marido acha que é só uma fase e que isso tudo vai passar. Não demora muito até que o pai de Jack também comece a ver coisas estranhas. Uma aparição que surge onde quer que ele olhe. Sua esposa passa a ouvir sons que vêm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Enquanto as pessoas ao redor de Jack são assom...