Pular para o conteúdo principal

Resenha | Aniquilação - Trilogia Comando Sul (Livro 1)

Livro Aniquilação - Trilogia Comando Sul (Livro 1)
Autor (a) Jeff Vandermeer
Editora Intrínseca
Páginas 200
Ano 2014
Classificação 1,5/5
(COMPRE EM OFERTA)
(CONTEÚDOS ESPECIAIS)

A Área X está isolada do restante do mundo há décadas, e a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Uma primeira expedição de reconhecimento voltou de lá relatando uma terra intocada, um paraíso edênico; a segunda terminou em suicídio em massa; a terceira, em um tiroteio dentro do próprio grupo.
Até que os membros da décima primeira expedição retornaram como meras sombras do que eram antes e, após algumas semanas, morreram de câncer.
Em Aniquilação, primeiro volume da trilogia Comando Sul, o leitor se junta à décima segunda expedição.
O novo grupo é formado por quatro mulheres: uma antropóloga, uma topógrafa, uma psicóloga - líder da missão - e uma bióloga, a narradora do livro. Seus objetivos são mapear o terreno, identificar todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem.
As mulheres atravessam a fronteira esperando o inesperado... e é exatamente isso o que encontram. Mas o que de fato vai definir os rumos da expedição não é o que está lá, e sim o que elas trazem consigo desde o outro lado da fronteira e os segredos que guardam umas das outras.
●●●
Aniquilação trata-se da décima primeira expedição à área X (isso mesmo, não se fala onde, muito menos, quando) narrada pelo ponto de vista de uma bióloga e sua equipe, composta por uma psicóloga, uma antropóloga e uma topógrafa.

O que nos convence a dar uma chance a trama é o fato de que é a primeira vez que um grupo de mulheres visita a região, e logo é revelado que todas as expedições anteriores fracassaram em desbravar a área X, pois todos são afetados a ponto de enlouquecerem, matarem seus próprios companheiros ou se suicidarem. Uma minoria que retorna, são sempre fragmentos de pessoas que foram no passado, chegando a nos despertar a curiosidade, serão as mesmas pessoas? Clones? E com mais uma característica em comum, eles sempre morrem de câncer um período depois.

Sem dúvida o mistério tem seu potencial, lembrando em partes a série Lost, com personagens desbravando uma região que beira ao transcendental, porém a série fora conduzida de forma sutil, já o livro de Jeff Vandermeer, nem tanto, pois a trama quer ser metafórica a todo o tempo e a qualquer custo. A condução da trama nos causa mais dúvida que soluções. A competência em escrever um mistério, é se esvair dos deuses ex machinas (solução inesperada, improvável), e nos apresentar uma conclusão coerente, que estava presente em toda a obra e o leitor não deu sua total atenção, sendo assim aparentemente qualquer episódio de Scooby Doo é tão ou mais competente nesse sentido.

A melhor lição que absorvemos do livro é que se sua obra for genial ou metafórica do início ao fim, ela só será monótona.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Caixa de Pássaros

Livro   Caixa de Pássaros Autor (a)  Josh Malerman Editora  Intrínseca Páginas  272 Ano  2014 Classificação  4/5 ( COMPRE EM OFERTA ) ( CONTEÚDOS ESPECIAIS ) Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão. ●●● O livro " Caixa de Pássaros " conta a história de Malorie e seus dois filhos pequenos que passam a maioria do tempo em sua casa, ausenta

PROPAGANDO | Twin Peaks [Arquivos e memórias]

WELCOME TO TWIN PEAKS POPULATION 51,201 Páginas : 320 |  Formato : 23 x 16 cm |  Acabamento : Capa dura Título original : Reflections: An Oral History of Twin Peaks | ISBN : 9788566636543 Mês/Ano de publicação : 02/2017

Propagando | O Livro das Sombras. Lá Belle Sauvage, de Philip Pullman

SINOPSE : O tão esperado novo livro do autor de A bússola de ouro!Phillip Pullman volta ao mundo da trilogia Fronteiras do Universo, para outra aventura eletrizante envolvendo daemons, aletiômetros, o Magisterium e, claro, o Pó.La Belle Sauvage é o primeiro volume de uma nova trilogia chamada O Livro da Sombras, e se passa dez anos antes dos acontecimentos de A Bússola de Ouro, se centrando em Lyra e Pantalaimon, ainda bebês. Apesar de ser uma história diferente, os fãs de Fronteiras do Universo vão reconhecer muito do mundo e dos personagens que povoam La Belle Sauvage. Enquanto o protagonista, Malcolm, se envolve em uma assustadora aventura para tentar salvar a pequena Lyra das garras do Magisterium, outros mistérios e vilões surgem para complementar a trama que já conhecemos tão bem.