Já se perguntaram qual seria a biblioteca mais antiga da história? Não? Pois nós sim e pensando nisso resolvemos compartilhar essa curiosidade aqui com vocês!
A Biblioteca de Alexandria foi uma das mais célebres bibliotecas da história e um dos maiores centros do saber da Antiguidade. Este valoroso centro do conhecimento estava localizado na cidade de Alexandria, ao norte do Egito, a oeste do Rio Nilo, bem nas margens do Mediterrâneo.
Durante sete séculos esta biblioteca abrigou o maior patrimônio cultural e científico de toda a Antiguidade. Ela não apenas continha um imenso acervo de papiros e livros, mas também incentivava o espírito investigativo de cientistas e literatos.
Ao que tudo indica, ela conservou em sua estrutura interna mais de 400.000 rolos de papiro, mas esta cifra pode, em alguns momentos, ter atingido o patamar de um milhão de obras. Sua devastação foi realizada gradualmente, até ela ser definitivamente consumida pelo fogo em um incêndio de origem acidental.
A destruição dos acervos da biblioteca marcaram uma grande perda para a História, perda essa que está além de nossa imaginação, pois embora algumas obras se salvaram, não se pode calcular quantas outras milhares se perderam, dentre algumas sendo manuscritos raros e cópias únicas. Quantos saberes produtivos e reveladores poderiam ter sido salvos, e hoje poderíamos dispor de obras de poesia, geografia, história, matemática, astronomia, física, química, medicina, filosofia, etc., as quais poderiam nos levar a repensar o que sabemos.
Um museu na bibliotecaGeralmente se fala muito sobre a biblioteca, contudo, pouco se fala sobre o museu o qual foi fundado como um centro de preservação do conhecimento e desenvolvimento, pois o Museu de Alexandria não se assemelhava-se em alguns aspectos aos museus atuais como um depósito para armazenar relíquias, objetos, artefatos e exibi-los ao público, como também realizar alguns estudos e pesquisas. O Museu era na verdade um templo as Musas, as nove deusas gregas das artes e das ciências, era um local onde textos eram copiados, onde ocorriam debates filosóficos, onde se realizam pesquisas e se dava aulas. De fato a biblioteca era um prédio em conjunto ao museu, ambos faziam parte de um complexo bem maior que posteriormente englobou praças, palácios, residências, salões, etc. O museu ficava próximo a biblioteca, embora não saibamos com exatidão a distância de um para o outro.
Foi edificada recentemente uma nova biblioteca, inaugurada em 2002 nos arredores da sua antecessora. Ela também tem a ambição de se tornar um dos maiores e mais importantes pólos culturais dos nossos tempos. Sua ala principal, batizada como Biblioteca Alexandrina, soma-se a outros quatro conjuntos especializados, laboratórios, um planetário, um museu científico e outro caligráfico, além de uma sala para congressos e exposições.
Visitem o SITE da biblioteca!
Fontes: Seguindo os passos da História / Infoescola
Comentários
Postar um comentário