Pular para o conteúdo principal

A biblioteca mais antiga da história

Já se perguntaram qual seria a biblioteca mais antiga da história? Não? Pois nós sim e pensando nisso resolvemos compartilhar essa curiosidade aqui com vocês!

A Biblioteca de Alexandria foi uma das mais célebres bibliotecas da história e um dos maiores centros do saber da Antiguidade. Este valoroso centro do conhecimento estava localizado na cidade de Alexandria, ao norte do Egito, a oeste do Rio Nilo, bem nas margens do Mediterrâneo.

Durante sete séculos esta biblioteca abrigou o maior patrimônio cultural e científico de toda a Antiguidade. Ela não apenas continha um imenso acervo de papiros e livros, mas também incentivava o espírito investigativo de cientistas e literatos.

Ao que tudo indica, ela conservou em sua estrutura interna mais de 400.000 rolos de papiro, mas esta cifra pode, em alguns momentos, ter atingido o patamar de um milhão de obras. Sua devastação foi realizada gradualmente, até ela ser definitivamente consumida pelo fogo em um incêndio de origem acidental. 


A destruição dos acervos da biblioteca marcaram uma grande perda para a História, perda essa que está além de nossa imaginação, pois embora algumas obras se salvaram, não se pode calcular quantas outras milhares se perderam, dentre algumas sendo manuscritos raros e cópias únicas. Quantos saberes produtivos e reveladores poderiam ter sido salvos, e hoje poderíamos dispor de obras de poesia, geografia, história, matemática, astronomia, física, química, medicina, filosofia, etc., as quais poderiam nos levar a repensar o que sabemos. 

Um museu na biblioteca  
Geralmente se fala muito sobre a biblioteca, contudo, pouco se fala sobre o museu o qual foi fundado como um centro de preservação do conhecimento e desenvolvimento, pois o Museu de Alexandria não se assemelhava-se em alguns aspectos aos museus atuais como um depósito para armazenar relíquias, objetos, artefatos e exibi-los ao público, como também realizar alguns estudos e pesquisas. O Museu era na verdade um templo as Musas, as nove deusas gregas das artes e das ciências, era um local onde textos eram copiados, onde ocorriam debates filosóficos, onde se realizam pesquisas e se dava aulas. De fato a biblioteca era um prédio em conjunto ao museu, ambos faziam parte de um complexo bem maior que posteriormente englobou praças, palácios, residências, salões, etc. O museu ficava próximo a biblioteca, embora não saibamos com exatidão a distância de um para o outro.
Foi edificada recentemente uma nova biblioteca, inaugurada em 2002 nos arredores da sua antecessora. Ela também tem a ambição de se tornar um dos maiores e mais importantes pólos culturais dos nossos tempos. Sua ala principal, batizada como Biblioteca Alexandrina, soma-se a outros quatro conjuntos especializados, laboratórios, um planetário, um museu científico e outro caligráfico, além de uma sala para congressos e exposições.

Visitem o SITE da biblioteca!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Manual de persuasão do FBI

Título Manual de persuasão do FBI Autor (a)  Jack Shafer; Marvin Karlins Editora Universo dos Livros  ( Livro cedido pela editora ) Páginas 256 Ano 2015 Classificação 4/5           Como um agente especial para o Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança Nacional do FBI, Dr. Jack Schafer desenvolveu estratégias dinâmicas e inovadoras para entrevistar terroristas e detectar mentiras. Agora, Dr. Schafer evoluiu suas táticas e nos ensina como aplicá-las no cotidiano para obter sucesso nas relações interpessoais. Você quer pensar e reagir como os investigadores de TV do Criminal Minds, CSI ou Lie to Me? Quer influenciar pessoas recém-conhecidas e planejar a imagem pessoal que transmitirá no dia a dia? Quer entender através da linguagem corporal o que passa pela cabeça das pessoas ao seu redor? Quer descobrir se alguém está mentindo? Caso tenha respondido sim para alguma dessas perguntas, este é o livro perf...

Resenha | A travessia dos condenados

No conto "A Travessia dos condenados" acompanhamos o jovem Zackary Voguel em sua jornada como interno do manicômio St. Germain. Através dos relatos sombrios de Voguel somos jogados em teias conspiratórias de um antigo ritual secreto ocultado pelas galerias subterrâneas do lugar amaldiçoado. A partir da descoberta e do seu contato com uma figura fantasmagórica, o narrador nos leva aos verdadeiros fatos que as paredes nefastas do lugar escondem. Com elementos do horror clássico num conto rápido e envolvente que mescla desde oníricas viagens tenebrosas ao terror psicológico de uma realidade macabra. É inevitável não sentir arrepios à medida que percorremos os corredores penumbrosos e malditos das galerias subterrâneas de St. Germain, lugar amaldiçoado e abrigo de criaturas dos submundo. Prepare-se para uma viagem sem volta. A travessia para o inferno vai começar. TÍTULO | A travessia dos condenados AUTOR | Fernanda Vieira ESPECIFICAÇÕES | 17 páginas, e-book ...

5 livros para quem gosta de fantasia

Se você, assim como eu, ama um bom livro de fantasia e está em dúvida de qual será o próximo da lista para ler, nós te ajudamos com um TOP 5 maravilhoso ! Separamos aqui, cinco obras lindas e incríveis que todo amante do gênero tem que conhecer, confira as resenhas e já corre lá para comprar e garantir o seu também! <3 O feiticeiro de Terramar Editora Arqueiro ( COMPRE ) Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda. Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários. Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. ...