Pular para o conteúdo principal

A biblioteca mais antiga da história

Já se perguntaram qual seria a biblioteca mais antiga da história? Não? Pois nós sim e pensando nisso resolvemos compartilhar essa curiosidade aqui com vocês!

A Biblioteca de Alexandria foi uma das mais célebres bibliotecas da história e um dos maiores centros do saber da Antiguidade. Este valoroso centro do conhecimento estava localizado na cidade de Alexandria, ao norte do Egito, a oeste do Rio Nilo, bem nas margens do Mediterrâneo.

Durante sete séculos esta biblioteca abrigou o maior patrimônio cultural e científico de toda a Antiguidade. Ela não apenas continha um imenso acervo de papiros e livros, mas também incentivava o espírito investigativo de cientistas e literatos.

Ao que tudo indica, ela conservou em sua estrutura interna mais de 400.000 rolos de papiro, mas esta cifra pode, em alguns momentos, ter atingido o patamar de um milhão de obras. Sua devastação foi realizada gradualmente, até ela ser definitivamente consumida pelo fogo em um incêndio de origem acidental. 


A destruição dos acervos da biblioteca marcaram uma grande perda para a História, perda essa que está além de nossa imaginação, pois embora algumas obras se salvaram, não se pode calcular quantas outras milhares se perderam, dentre algumas sendo manuscritos raros e cópias únicas. Quantos saberes produtivos e reveladores poderiam ter sido salvos, e hoje poderíamos dispor de obras de poesia, geografia, história, matemática, astronomia, física, química, medicina, filosofia, etc., as quais poderiam nos levar a repensar o que sabemos. 

Um museu na biblioteca  
Geralmente se fala muito sobre a biblioteca, contudo, pouco se fala sobre o museu o qual foi fundado como um centro de preservação do conhecimento e desenvolvimento, pois o Museu de Alexandria não se assemelhava-se em alguns aspectos aos museus atuais como um depósito para armazenar relíquias, objetos, artefatos e exibi-los ao público, como também realizar alguns estudos e pesquisas. O Museu era na verdade um templo as Musas, as nove deusas gregas das artes e das ciências, era um local onde textos eram copiados, onde ocorriam debates filosóficos, onde se realizam pesquisas e se dava aulas. De fato a biblioteca era um prédio em conjunto ao museu, ambos faziam parte de um complexo bem maior que posteriormente englobou praças, palácios, residências, salões, etc. O museu ficava próximo a biblioteca, embora não saibamos com exatidão a distância de um para o outro.
Foi edificada recentemente uma nova biblioteca, inaugurada em 2002 nos arredores da sua antecessora. Ela também tem a ambição de se tornar um dos maiores e mais importantes pólos culturais dos nossos tempos. Sua ala principal, batizada como Biblioteca Alexandrina, soma-se a outros quatro conjuntos especializados, laboratórios, um planetário, um museu científico e outro caligráfico, além de uma sala para congressos e exposições.

Visitem o SITE da biblioteca!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Caixa de Pássaros

Livro   Caixa de Pássaros Autor (a)  Josh Malerman Editora  Intrínseca Páginas  272 Ano  2014 Classificação  4/5 ( COMPRE EM OFERTA ) ( CONTEÚDOS ESPECIAIS ) Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão. ●●● O livro " Caixa de Pássaros " conta a história de Malorie e seus dois filhos pequenos que passam a maioria do tempo em sua casa, ausenta

PROPAGANDO | Twin Peaks [Arquivos e memórias]

WELCOME TO TWIN PEAKS POPULATION 51,201 Páginas : 320 |  Formato : 23 x 16 cm |  Acabamento : Capa dura Título original : Reflections: An Oral History of Twin Peaks | ISBN : 9788566636543 Mês/Ano de publicação : 02/2017

Propagando | O Livro das Sombras. Lá Belle Sauvage, de Philip Pullman

SINOPSE : O tão esperado novo livro do autor de A bússola de ouro!Phillip Pullman volta ao mundo da trilogia Fronteiras do Universo, para outra aventura eletrizante envolvendo daemons, aletiômetros, o Magisterium e, claro, o Pó.La Belle Sauvage é o primeiro volume de uma nova trilogia chamada O Livro da Sombras, e se passa dez anos antes dos acontecimentos de A Bússola de Ouro, se centrando em Lyra e Pantalaimon, ainda bebês. Apesar de ser uma história diferente, os fãs de Fronteiras do Universo vão reconhecer muito do mundo e dos personagens que povoam La Belle Sauvage. Enquanto o protagonista, Malcolm, se envolve em uma assustadora aventura para tentar salvar a pequena Lyra das garras do Magisterium, outros mistérios e vilões surgem para complementar a trama que já conhecemos tão bem.