Pular para o conteúdo principal

Resenha | A lenda de Materyalis, as Crônicas de Aliank

Livro A lenda de Materyalis, as Crônicas de Aliank (Vol. I)
Autor (a)  Saymon Cesar
Editora Novo Século
Selo Talentos da Literatura Brasileira
Páginas 240
Ano 2015
Classificação 4,5/5
(COMPRE EM OFERTA)
(CONTEÚDOS ESPECIAIS)

No princípio dos tempos, as sociedades de Hedoron acreditavam nos mandamentos dos servos de Materyalis, suposto deus criador do Universo e da vida. A lenda diz que a divindade se angustiou ao observar os atos corruptíveis das suas criaturas e atribuiu a si toda a culpa da imperfeição dos povos. Sua consciência atordoada separou sua essência em duas entidades, criadoras de ideologias extremistas que dividiram a crença das sociedades. Assim nasceu a materja, a guerra que visa a consolidação de uma verdade entre todas as raças. Avessa ao propósito da contenda milenar, surge uma sociedade secreta, que busca o único artefato capaz de desvendar o que realmente foi Materyalis e, assim, livrar os povos da dúvida que os condenou aos intermináveis confrontos. Mas, para chegar ao objetivo, é necessário usar a misteriosa aptidão de cinco indivíduos habitantes de Aliank, um reino dominado por contradições que podem apressar a ruína do mundo antes que a verdade sobre Materyalis seja revelada.
●●●
A primeira coisa que merece admiração no livro é sua nacionalidade, já que o gênero não é tão explorado quanto poderia ser no Brasil. 

"A lenda de Materyalis, as Crônicas de Aliank", vol. I, do autor Saymon Cesar, é uma fantasia publicada pela editora Novo Século, sob o selo Talentos da Literatura Brasileira, que conta a história de heróis em busca da verdade sobre a origem da realidade que os rodeia.


A estória foca na busca pelo Sinkra, um artefato que supostamente detém a "fórmula da criação da vida", pelos integrantes de uma sociedade secreta que se intitulam veniristas, os quais almejam acabar com a guerra ideológica chamada marteja.

O mundo é bem desenvolvido pelas 240 páginas que possui - tamanho razoavelmente curto comparado a outras fantasias que conhecemos. É escrito em terceira pessoa por um majurk - raça criada pelo autor - que foi incumbido de uma importante missão sobre a qual a narração se desdobra.

Logo no prólogo, em que é transcrita uma carta sobre os propósitos veniristas, tive a impressão de que a leitura seria maçante, já que a linguagem da mesma vai um pouco além da norma culta que já conhecemos - com pronomes e conjugações que são estranhos aos nossos olhos! Porém, assim que o primeiro capítulo chega, a leitura se tranquiliza e conseguimos manter o ritmo de leitura.


Dos personagens que encontrei no mundo de Saymon alguns já são familiares, como os elfos e, nós, humanos; já outros, como os majurk, nunca fizeram parte de uma leitura que tive - e esse é outro ponto interessante na obra, já que em uma fantasia o que se espera são seres diferentes dos que conhecemos, capazes de fazer bom uso de nossa imaginação fértil e transformá-la em um terreno arado com sementes já plantadas, que crescerão de acordo com o desenrolar da estória. Além de raças, Cesar também criou objetos mágicos e dons que podem acometer alguns indivíduos, características que também enriquecem seu livro e servem como corpo para o desenvolver da trama.

No todo, achei a leitura interessante. Apesar de os heróis não terem personalidades marcantes, muitas vezes sendo apenas o que se espera de seres com características opostas, completamente dentro do conceito de bem ou mal, certo ou errado, sem a dualidade com que nós estamos acostumados no nosso dia a dia e que torna personagens apaixonantes e mais reais, a trama principal é curiosa, valendo a pena a leitura do primeiro volume.

Ficamos no aguardo dos próximos volumes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Manual de persuasão do FBI

Título Manual de persuasão do FBI Autor (a)  Jack Shafer; Marvin Karlins Editora Universo dos Livros  ( Livro cedido pela editora ) Páginas 256 Ano 2015 Classificação 4/5           Como um agente especial para o Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança Nacional do FBI, Dr. Jack Schafer desenvolveu estratégias dinâmicas e inovadoras para entrevistar terroristas e detectar mentiras. Agora, Dr. Schafer evoluiu suas táticas e nos ensina como aplicá-las no cotidiano para obter sucesso nas relações interpessoais. Você quer pensar e reagir como os investigadores de TV do Criminal Minds, CSI ou Lie to Me? Quer influenciar pessoas recém-conhecidas e planejar a imagem pessoal que transmitirá no dia a dia? Quer entender através da linguagem corporal o que passa pela cabeça das pessoas ao seu redor? Quer descobrir se alguém está mentindo? Caso tenha respondido sim para alguma dessas perguntas, este é o livro perf...

Resenha | A cidade dos espelhos

Título  A cidade dos espelhos Série  A passagem Autor (a)  Justin Cronin Editora  Arqueiro  ( Livro cedido pela editora ) Páginas  668 Ano   2017 Classificação  5/5 💛           Num futuro em que todas as regras foram mudadas, é hora de cada um encontrar o próprio destino. Ano 100 D.V.: após a destruição dos Doze e de seus Muitos, nenhum viral foi visto nos últimos três anos. As fortalezas que protegiam os últimos humanos dos infectados começam a parecer desnecessárias. Na República do Texas, as vigílias constantes já não encontram inimigos e o controle de natalidade se mostra um contrassenso quando há todo um continente vazio à espera de ser repovoado. Com novas demandas do povo surgindo a cada dia, o presidente Peter Jaxon decide levar adiante a ideia de abrir os portões da cidade fortificada e dar início à reconstrução do que um dia foi um país de milhões de habitantes. Mas a ...

5 livros que serão adaptados em 2017

2017 chegou e com ele inúmeras adaptações que veremos nas telinhas dos cinemas e de nossas casas também! Várias promessas que nos deixam completamente na ansiedade por conferir as histórias saindo das páginas e ganhando novos meios! Se prepare, pois esse ano promete grandes sucessos! Confira cinco das váááárias adaptações que chegarão nesse ano!  DESVENTURAS EM SÉRIE A série de Lemony Snicket ganhou uma nova adaptação nesse ano pela Netflix ! A série, sobre os irmãos Baudelaire , conta com Neil Patrick Harris , que dá vida ao personagem conde Olaf . Cada livro da série foi dividido em dois episódios, que já estão disponíveis no serviço de streaming. SINOPSE LIVRO: Lemony Snicket relata com seu estilo irônico incomparável a jornada dos irmãos Baudelaire, que tentam desvendar os mistérios da morte de seus pais ao mesmo tempo em que buscam um lugar que possam chamar de lar. O autor subverte os padrões bem-comportados da literatura infanto-juvenil para comp...