Pular para o conteúdo principal

Resenha | A lenda de Materyalis, as Crônicas de Aliank

Livro A lenda de Materyalis, as Crônicas de Aliank (Vol. I)
Autor (a)  Saymon Cesar
Editora Novo Século
Selo Talentos da Literatura Brasileira
Páginas 240
Ano 2015
Classificação 4,5/5
(COMPRE EM OFERTA)
(CONTEÚDOS ESPECIAIS)

No princípio dos tempos, as sociedades de Hedoron acreditavam nos mandamentos dos servos de Materyalis, suposto deus criador do Universo e da vida. A lenda diz que a divindade se angustiou ao observar os atos corruptíveis das suas criaturas e atribuiu a si toda a culpa da imperfeição dos povos. Sua consciência atordoada separou sua essência em duas entidades, criadoras de ideologias extremistas que dividiram a crença das sociedades. Assim nasceu a materja, a guerra que visa a consolidação de uma verdade entre todas as raças. Avessa ao propósito da contenda milenar, surge uma sociedade secreta, que busca o único artefato capaz de desvendar o que realmente foi Materyalis e, assim, livrar os povos da dúvida que os condenou aos intermináveis confrontos. Mas, para chegar ao objetivo, é necessário usar a misteriosa aptidão de cinco indivíduos habitantes de Aliank, um reino dominado por contradições que podem apressar a ruína do mundo antes que a verdade sobre Materyalis seja revelada.
●●●
A primeira coisa que merece admiração no livro é sua nacionalidade, já que o gênero não é tão explorado quanto poderia ser no Brasil. 

"A lenda de Materyalis, as Crônicas de Aliank", vol. I, do autor Saymon Cesar, é uma fantasia publicada pela editora Novo Século, sob o selo Talentos da Literatura Brasileira, que conta a história de heróis em busca da verdade sobre a origem da realidade que os rodeia.


A estória foca na busca pelo Sinkra, um artefato que supostamente detém a "fórmula da criação da vida", pelos integrantes de uma sociedade secreta que se intitulam veniristas, os quais almejam acabar com a guerra ideológica chamada marteja.

O mundo é bem desenvolvido pelas 240 páginas que possui - tamanho razoavelmente curto comparado a outras fantasias que conhecemos. É escrito em terceira pessoa por um majurk - raça criada pelo autor - que foi incumbido de uma importante missão sobre a qual a narração se desdobra.

Logo no prólogo, em que é transcrita uma carta sobre os propósitos veniristas, tive a impressão de que a leitura seria maçante, já que a linguagem da mesma vai um pouco além da norma culta que já conhecemos - com pronomes e conjugações que são estranhos aos nossos olhos! Porém, assim que o primeiro capítulo chega, a leitura se tranquiliza e conseguimos manter o ritmo de leitura.


Dos personagens que encontrei no mundo de Saymon alguns já são familiares, como os elfos e, nós, humanos; já outros, como os majurk, nunca fizeram parte de uma leitura que tive - e esse é outro ponto interessante na obra, já que em uma fantasia o que se espera são seres diferentes dos que conhecemos, capazes de fazer bom uso de nossa imaginação fértil e transformá-la em um terreno arado com sementes já plantadas, que crescerão de acordo com o desenrolar da estória. Além de raças, Cesar também criou objetos mágicos e dons que podem acometer alguns indivíduos, características que também enriquecem seu livro e servem como corpo para o desenvolver da trama.

No todo, achei a leitura interessante. Apesar de os heróis não terem personalidades marcantes, muitas vezes sendo apenas o que se espera de seres com características opostas, completamente dentro do conceito de bem ou mal, certo ou errado, sem a dualidade com que nós estamos acostumados no nosso dia a dia e que torna personagens apaixonantes e mais reais, a trama principal é curiosa, valendo a pena a leitura do primeiro volume.

Ficamos no aguardo dos próximos volumes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Caixa de Pássaros

Livro   Caixa de Pássaros Autor (a)  Josh Malerman Editora  Intrínseca Páginas  272 Ano  2014 Classificação  4/5 ( COMPRE EM OFERTA ) ( CONTEÚDOS ESPECIAIS ) Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão. ●●● O livro " Caixa de Pássaros " conta a história de Malorie e seus dois filhos pequenos que passam a maioria do tempo em sua casa, ausenta

PROPAGANDO | Twin Peaks [Arquivos e memórias]

WELCOME TO TWIN PEAKS POPULATION 51,201 Páginas : 320 |  Formato : 23 x 16 cm |  Acabamento : Capa dura Título original : Reflections: An Oral History of Twin Peaks | ISBN : 9788566636543 Mês/Ano de publicação : 02/2017

Propagando | O Livro das Sombras. Lá Belle Sauvage, de Philip Pullman

SINOPSE : O tão esperado novo livro do autor de A bússola de ouro!Phillip Pullman volta ao mundo da trilogia Fronteiras do Universo, para outra aventura eletrizante envolvendo daemons, aletiômetros, o Magisterium e, claro, o Pó.La Belle Sauvage é o primeiro volume de uma nova trilogia chamada O Livro da Sombras, e se passa dez anos antes dos acontecimentos de A Bússola de Ouro, se centrando em Lyra e Pantalaimon, ainda bebês. Apesar de ser uma história diferente, os fãs de Fronteiras do Universo vão reconhecer muito do mundo e dos personagens que povoam La Belle Sauvage. Enquanto o protagonista, Malcolm, se envolve em uma assustadora aventura para tentar salvar a pequena Lyra das garras do Magisterium, outros mistérios e vilões surgem para complementar a trama que já conhecemos tão bem.