Pular para o conteúdo principal

Alguns fatos/curiosidades sobre Sherlock Holmes



 Criação do oftalmologista inglês Arthur Conan Doyle (1859-1930), Sherlock Holmes é um detetive de mente aguçada, pronto a resolver os mistérios mais difíceis a partir de pequenas pistas. O personagem apareceu pela primeira vez em 1887, em "Um Estudo em Vermelho", conto publicado numa coletânea natalina.
 O personagem foi inspirado em Joseph Bell, professor de Conan Doyle. Bell conseguia dizer muitas características psicológicas de uma pessoa apenas olhando seus trejeitos e roupas.

 O detetive vivia na rua Baker, 221b, em Londres. O endereço existe, e hoje é ocupado por um museu totalmente dedicado a Sherlock Holmes.

 Uma de suas maiores marcas registradas, a frase "Elementar, meu caro Watson" não aparece em nenhum dos livros escritos por Doyle.

 A frase foi criada pelo ator norte-americano William Gillette, um dos primeiros a adaptar a obra para o teatro.

 A peça ganhou uma versão cinematográfica em 1916, com Gillette no papel principal, e foi responsável pela difusão do personagem pelo mundo.

 Até 2012, o personagem Sherlock Holmes tinha aparecido em 213 filmes, representado por 76 atores diferentes.

 Sherlock Holmes morreu e depois ressuscitou por influência da mãe de Conan Doyle, criador do personagem. Holmes acabou morto ao despencar do alto das cataratas de Reichenbach, na Suíça, durante uma luta com o seu oponente James Moriart. Essa aventura chama-se "O Fim do Problema". Os fãs não gostaram — a primeira a protestar foi a mãe de Doyle —, e obrigaram o autor a ressuscitá-lo.

 Sherlock já teve sua própria história em quadrinhos, lançada inclusive pela grande DC Comics.


 Ele ainda apareceu na primeira história da Liga Extraordinária, de Alan Moore, e na 11º edição de Planetary, de Warren Ellis. Além disso, Holmes já fez um pequeno "crossover" com o Batman, na edição de aniversário de 50 anos da Detective Comics.


 O nome original do Dr. Watson, era Ormond Sacker, nos primeiros rascunhos de Conan Doyle.

 John era o primeiro nome do Dr. Watson, com exceção de uma vez, que sua esposa Mary, o chama de James.

 A primeira paródia de Sherlock Holmes foi feita pelo criador de Peter Pan, J.M. Barrie.

Fontes guiadoscuriosos pensologoodigito


ADQUIRA A OBRA COMPLETA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | A travessia dos condenados

No conto "A Travessia dos condenados" acompanhamos o jovem Zackary Voguel em sua jornada como interno do manicômio St. Germain. Através dos relatos sombrios de Voguel somos jogados em teias conspiratórias de um antigo ritual secreto ocultado pelas galerias subterrâneas do lugar amaldiçoado. A partir da descoberta e do seu contato com uma figura fantasmagórica, o narrador nos leva aos verdadeiros fatos que as paredes nefastas do lugar escondem. Com elementos do horror clássico num conto rápido e envolvente que mescla desde oníricas viagens tenebrosas ao terror psicológico de uma realidade macabra. É inevitável não sentir arrepios à medida que percorremos os corredores penumbrosos e malditos das galerias subterrâneas de St. Germain, lugar amaldiçoado e abrigo de criaturas dos submundo. Prepare-se para uma viagem sem volta. A travessia para o inferno vai começar. TÍTULO | A travessia dos condenados AUTOR | Fernanda Vieira ESPECIFICAÇÕES | 17 páginas, e-book ...

Resenha | Manual de persuasão do FBI

Título Manual de persuasão do FBI Autor (a)  Jack Shafer; Marvin Karlins Editora Universo dos Livros  ( Livro cedido pela editora ) Páginas 256 Ano 2015 Classificação 4/5           Como um agente especial para o Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança Nacional do FBI, Dr. Jack Schafer desenvolveu estratégias dinâmicas e inovadoras para entrevistar terroristas e detectar mentiras. Agora, Dr. Schafer evoluiu suas táticas e nos ensina como aplicá-las no cotidiano para obter sucesso nas relações interpessoais. Você quer pensar e reagir como os investigadores de TV do Criminal Minds, CSI ou Lie to Me? Quer influenciar pessoas recém-conhecidas e planejar a imagem pessoal que transmitirá no dia a dia? Quer entender através da linguagem corporal o que passa pela cabeça das pessoas ao seu redor? Quer descobrir se alguém está mentindo? Caso tenha respondido sim para alguma dessas perguntas, este é o livro perf...

5 livros para quem gosta de fantasia

Se você, assim como eu, ama um bom livro de fantasia e está em dúvida de qual será o próximo da lista para ler, nós te ajudamos com um TOP 5 maravilhoso ! Separamos aqui, cinco obras lindas e incríveis que todo amante do gênero tem que conhecer, confira as resenhas e já corre lá para comprar e garantir o seu também! <3 O feiticeiro de Terramar Editora Arqueiro ( COMPRE ) Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda. Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários. Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. ...