Pular para o conteúdo principal

Resenha | Eu Sou a Lenda

Livro Eu Sou a Lenda
Autor (a) Richard Matheson
Editora Aleph
Páginas 384
Ano 2015
Classificação 5/5 ❤
(COMPRE EM OFERTA)
(CONTEÚDOS ESPECIAIS)

Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na Terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo (e são). Mas os infectados espreitam pelas sombras, observando até o menor de seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso... Eu sou a lenda, é considerado um dos maiores clássicos do horror e da ficção científica, tendo sido adaptado para o cinema três vezes.

●●●

Você consegue se imaginar sozinho no planeta Terra, buscando diariamente todos os meios possíveis para garantir a sua sobrevivência e acima de tudo tendo que combater algo que não compreende, sem deixar de acreditar e lutar por sua vida? Não? Mas acredite, o autor estadunidense Richard Matheson já imaginou, tanto que hoje temos o clássico "Eu sou a Lenda"!

A obra foi escrita em 1954 e em 2015 ganhou uma edição incrível pela Editora Aleph. A história é considerada uma dos grandes clássicos do horror e ficção científica, virando um grande marco para inúmeros filmes, como o longa A Noite dos Mortos-Vivos, de George Romero e inspirando vários autores, como Stephen King.

Sobre a história, vamos começar por esclarecer o óbvio, o filme "Eu Sou a Lenda" protagonizado por Will Smith em 2007 não consegue arranhar a superfície do livro de Richard Matheson, não por uma questão de qualidade, mas de profundidade! O filme é claramente voltado para as cenas de ação e a necessidade semiautomática de transformar o protagonista em herói, já o livro de 1954, trata de enumerar a quantidade de vezes em que um homem, Robert Neville, pode perder as esperanças.

Um aspecto interessante da história é a desinformação criada pelo autor em relação à proporção da doença, sabemos que há muitas mortes, porém aquilo seria local, mundial, haveria colônias? Penso que deste ponto de vista vem o título do livro, o protagonista é a “lenda” pelo menos no raio que ele poderia percorrer durante um dia sem que fosse morto pelos vampiros na primeira noite sem abrigo.

Como o livro foi publicado em 1954 e se passa em a partir de 1976, isso torna a trama “futurística”, e é curioso, e de certa forma engraçado, como até mesmo os grandes autores da época não imaginavam que a sociedade iria evoluir significativamente no decorrer de 20 anos. 

Há um grande choque de realidades ao se comparar o universo do livro com os universos pós-apocalípticos do século XXI. Penso eu que, devido à globalização, estamos muito preocupados em maximizar os acontecimentos, acompanhar vários personagens de inúmeras perspectivas e detalhar excessivamente a mitologia de uma história. "Eu Sou a Lenda" parte do princípio contrário, onde o próprio personagem é quase sempre seu maior inimigo, seus conflitos são interiorizados, a bebida atua como veneno e remédio ao mesmo tempo e Richard Matheson descreve essa aflição com maestria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Manual de persuasão do FBI

Título Manual de persuasão do FBI Autor (a)  Jack Shafer; Marvin Karlins Editora Universo dos Livros  ( Livro cedido pela editora ) Páginas 256 Ano 2015 Classificação 4/5           Como um agente especial para o Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança Nacional do FBI, Dr. Jack Schafer desenvolveu estratégias dinâmicas e inovadoras para entrevistar terroristas e detectar mentiras. Agora, Dr. Schafer evoluiu suas táticas e nos ensina como aplicá-las no cotidiano para obter sucesso nas relações interpessoais. Você quer pensar e reagir como os investigadores de TV do Criminal Minds, CSI ou Lie to Me? Quer influenciar pessoas recém-conhecidas e planejar a imagem pessoal que transmitirá no dia a dia? Quer entender através da linguagem corporal o que passa pela cabeça das pessoas ao seu redor? Quer descobrir se alguém está mentindo? Caso tenha respondido sim para alguma dessas perguntas, este é o livro perf...

Resenha | A cidade dos espelhos

Título  A cidade dos espelhos Série  A passagem Autor (a)  Justin Cronin Editora  Arqueiro  ( Livro cedido pela editora ) Páginas  668 Ano   2017 Classificação  5/5 💛           Num futuro em que todas as regras foram mudadas, é hora de cada um encontrar o próprio destino. Ano 100 D.V.: após a destruição dos Doze e de seus Muitos, nenhum viral foi visto nos últimos três anos. As fortalezas que protegiam os últimos humanos dos infectados começam a parecer desnecessárias. Na República do Texas, as vigílias constantes já não encontram inimigos e o controle de natalidade se mostra um contrassenso quando há todo um continente vazio à espera de ser repovoado. Com novas demandas do povo surgindo a cada dia, o presidente Peter Jaxon decide levar adiante a ideia de abrir os portões da cidade fortificada e dar início à reconstrução do que um dia foi um país de milhões de habitantes. Mas a ...

5 livros que serão adaptados em 2017

2017 chegou e com ele inúmeras adaptações que veremos nas telinhas dos cinemas e de nossas casas também! Várias promessas que nos deixam completamente na ansiedade por conferir as histórias saindo das páginas e ganhando novos meios! Se prepare, pois esse ano promete grandes sucessos! Confira cinco das váááárias adaptações que chegarão nesse ano!  DESVENTURAS EM SÉRIE A série de Lemony Snicket ganhou uma nova adaptação nesse ano pela Netflix ! A série, sobre os irmãos Baudelaire , conta com Neil Patrick Harris , que dá vida ao personagem conde Olaf . Cada livro da série foi dividido em dois episódios, que já estão disponíveis no serviço de streaming. SINOPSE LIVRO: Lemony Snicket relata com seu estilo irônico incomparável a jornada dos irmãos Baudelaire, que tentam desvendar os mistérios da morte de seus pais ao mesmo tempo em que buscam um lugar que possam chamar de lar. O autor subverte os padrões bem-comportados da literatura infanto-juvenil para comp...