Pular para o conteúdo principal

Resenha | Eu Sou a Lenda

Livro Eu Sou a Lenda
Autor (a) Richard Matheson
Editora Aleph
Páginas 384
Ano 2015
Classificação 5/5 ❤
(COMPRE EM OFERTA)
(CONTEÚDOS ESPECIAIS)

Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na Terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo (e são). Mas os infectados espreitam pelas sombras, observando até o menor de seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso... Eu sou a lenda, é considerado um dos maiores clássicos do horror e da ficção científica, tendo sido adaptado para o cinema três vezes.

●●●

Você consegue se imaginar sozinho no planeta Terra, buscando diariamente todos os meios possíveis para garantir a sua sobrevivência e acima de tudo tendo que combater algo que não compreende, sem deixar de acreditar e lutar por sua vida? Não? Mas acredite, o autor estadunidense Richard Matheson já imaginou, tanto que hoje temos o clássico "Eu sou a Lenda"!

A obra foi escrita em 1954 e em 2015 ganhou uma edição incrível pela Editora Aleph. A história é considerada uma dos grandes clássicos do horror e ficção científica, virando um grande marco para inúmeros filmes, como o longa A Noite dos Mortos-Vivos, de George Romero e inspirando vários autores, como Stephen King.

Sobre a história, vamos começar por esclarecer o óbvio, o filme "Eu Sou a Lenda" protagonizado por Will Smith em 2007 não consegue arranhar a superfície do livro de Richard Matheson, não por uma questão de qualidade, mas de profundidade! O filme é claramente voltado para as cenas de ação e a necessidade semiautomática de transformar o protagonista em herói, já o livro de 1954, trata de enumerar a quantidade de vezes em que um homem, Robert Neville, pode perder as esperanças.

Um aspecto interessante da história é a desinformação criada pelo autor em relação à proporção da doença, sabemos que há muitas mortes, porém aquilo seria local, mundial, haveria colônias? Penso que deste ponto de vista vem o título do livro, o protagonista é a “lenda” pelo menos no raio que ele poderia percorrer durante um dia sem que fosse morto pelos vampiros na primeira noite sem abrigo.

Como o livro foi publicado em 1954 e se passa em a partir de 1976, isso torna a trama “futurística”, e é curioso, e de certa forma engraçado, como até mesmo os grandes autores da época não imaginavam que a sociedade iria evoluir significativamente no decorrer de 20 anos. 

Há um grande choque de realidades ao se comparar o universo do livro com os universos pós-apocalípticos do século XXI. Penso eu que, devido à globalização, estamos muito preocupados em maximizar os acontecimentos, acompanhar vários personagens de inúmeras perspectivas e detalhar excessivamente a mitologia de uma história. "Eu Sou a Lenda" parte do princípio contrário, onde o próprio personagem é quase sempre seu maior inimigo, seus conflitos são interiorizados, a bebida atua como veneno e remédio ao mesmo tempo e Richard Matheson descreve essa aflição com maestria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Manual de persuasão do FBI

Título Manual de persuasão do FBI Autor (a)  Jack Shafer; Marvin Karlins Editora Universo dos Livros  ( Livro cedido pela editora ) Páginas 256 Ano 2015 Classificação 4/5           Como um agente especial para o Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança Nacional do FBI, Dr. Jack Schafer desenvolveu estratégias dinâmicas e inovadoras para entrevistar terroristas e detectar mentiras. Agora, Dr. Schafer evoluiu suas táticas e nos ensina como aplicá-las no cotidiano para obter sucesso nas relações interpessoais. Você quer pensar e reagir como os investigadores de TV do Criminal Minds, CSI ou Lie to Me? Quer influenciar pessoas recém-conhecidas e planejar a imagem pessoal que transmitirá no dia a dia? Quer entender através da linguagem corporal o que passa pela cabeça das pessoas ao seu redor? Quer descobrir se alguém está mentindo? Caso tenha respondido sim para alguma dessas perguntas, este é o livro perf...

Resenha | A travessia dos condenados

No conto "A Travessia dos condenados" acompanhamos o jovem Zackary Voguel em sua jornada como interno do manicômio St. Germain. Através dos relatos sombrios de Voguel somos jogados em teias conspiratórias de um antigo ritual secreto ocultado pelas galerias subterrâneas do lugar amaldiçoado. A partir da descoberta e do seu contato com uma figura fantasmagórica, o narrador nos leva aos verdadeiros fatos que as paredes nefastas do lugar escondem. Com elementos do horror clássico num conto rápido e envolvente que mescla desde oníricas viagens tenebrosas ao terror psicológico de uma realidade macabra. É inevitável não sentir arrepios à medida que percorremos os corredores penumbrosos e malditos das galerias subterrâneas de St. Germain, lugar amaldiçoado e abrigo de criaturas dos submundo. Prepare-se para uma viagem sem volta. A travessia para o inferno vai começar. TÍTULO | A travessia dos condenados AUTOR | Fernanda Vieira ESPECIFICAÇÕES | 17 páginas, e-book ...

5 livros para quem gosta de fantasia

Se você, assim como eu, ama um bom livro de fantasia e está em dúvida de qual será o próximo da lista para ler, nós te ajudamos com um TOP 5 maravilhoso ! Separamos aqui, cinco obras lindas e incríveis que todo amante do gênero tem que conhecer, confira as resenhas e já corre lá para comprar e garantir o seu também! <3 O feiticeiro de Terramar Editora Arqueiro ( COMPRE ) Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda. Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários. Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. ...